Conselho Consultivo da Floresta Nacional de Silvânia tem assembleia nesta terça-feira

Rádio Rio Vermelho - http://www.radioriovermelho.com.br/ - 20/05/2013
Será nesta terça-feira, no salão da Igreja de Cristo, a I Assembleia Ordinária do Conselho Consultivo da Floresta Nacional de Silvânia (FLONA). Na pauta do encontro, estão a discussão e aprovação do Plano de Trabalho do Conselho Consultivo e a apresentação de resultados de levantamento socioeconômico da Flona de Silvânia e entorno, conduzido pela pesquisadora Mírian Cristina de Almeida.

Criada pela Portaria 247, de 18 de junho de 2001, a Floresta Nacional, distante sete quilômetros de Silvânia, é administrada pelo Instituto Chico Mendes da Biodiversidades e é uma reserva ecológica com 486,7 hectares. Seu objetivo é promover o manejo adequado dos recursos naturais; garantir a proteção dos recursos hídricos e das belezas cênicas; fomentar o desenvolvimento da pesquisa científica básica e aplicada, da educação ambiental e das atividades de recreação, lazer e turismo.

Formam o Conselho Consultivo da Flona de Silvânia representantes de órgãos ambientalistas, poder executivo, câmara de vereadores e técnicos ligados à área do meio ambiente.

Na Flona é possível encontrar várias fitofisionomias do Cerrado, tais como campo cerrado, cerrado stricto sensu, campo sujo e floresta de galeria. Através de levantamentos iniciados em 2009 já foram identificadas 48 espécies vegetais distribuídas em 24 famílias e 36 gêneros. As famílias mais representativas foram Malpighiaceae (15 espécies) e Fabaceae (06 espécies). Essas famílias são citadas entre as 10 famílias de plantas mais importantes do Cerrado.

O relevo da Floresta Nacional de Silvânia está caracterizado pela presença de antigas superfícies de erosão parcialmente desmanteladas pela atuação de processos fluviais que originaram longas vertentes convexas, além de isolados remanescentes erosivos em forma de morros capeados por afloramentos de lateritas.

A Floresta Nacional de Silvânia possui apenas uma unidade geológica, representada pelas rochas Supracrustais. Essas são pertencentes ao Complexo Granulítico Anápolis-Itauçu, cujos granulitos são paraderivados. As rochas desta unidade são: calcissiliáticas, gondito, gnaise e mármore, representativas do eon Proterozóico, e era Neoproterozóica, sendo, portanto, bastante antigas.

A Flona possui corpos hídricos que são seus limitantes naturais. É o caso do córrego Estiva (ao norte), afluente do córrego Marinho (a nordeste), que, por sua vez, deságua no Rio Vermelho (a sudeste), o qual recebe também o Córrego Senhor do Bonfim, cujas nascentes encontram-se totalmente preservadas, sendo uma no interior da Flona e outra em área de reserva legal contígua á área. Na Flona ainda existem outras quatro nascentes preservadas. Estes mananciais integram a bacia do Rio Piracanjuba, que nasce dentro do municícpio de Silvânia, altamente antropizados, com impactos negativos de retirada de areia e construção de hidrelétricas. Portanto, estes mananciais têm um especial significado para a comunidade, pois representam o potencial futuro de seu abastecimento.



http://www.radioriovermelho.com.br/site/noticia.php?id=4214
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Silvânia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.