Conselho Consultivo do Parque Estadual do Desengano é empossado

Inea/RJ - www.inea.rj.gov.br - 23/02/2010
Os novos conselheiros do Parque Estadual do Desengano tomarão posse nesta quarta-feira (24/02), às 11h, no Horto Florestal Santos Lima, em Santa Maria Madalena. O conselho conta com a participação de 29 instituições governamentais, organizações não governamentais e representantes do setor privado. Um dos desafios do grupo será a revisão do Plano de Manejo do Parque, que antes era totalmente restritivo, objetivando o incremento do ecoturismo naquela região.

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão executivo da Secretaria do Ambiente, por meio da Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas, tem reestruturado e formado os Conselhos Consultivos de todas as Unidades de Conservação, de forma ampla e participativa.

O Parque Estadual do Desengano, primeiro parque estadual do Rio de Janeiro, abrange uma área de 22.400 hectares (224 quilômetros quadrados) e constitui o último remanescente contínuo de Mata Atlântica numa ampla região formada por uma cadeia de montanhas de excepcional beleza e que gerou o primeiro guia de trilhas da região. Os domínios se estendem pelos territórios dos municípios de Santa Maria Madalena, situado na Região Serrana, e de Campos dos Goytacazes e São Fidélis, no Norte Fluminense.

Na paisagem, sobressaem o Pico do Desengano, com altitude de 1.750 metros, o Pico São Mateus, com 1.576 metros, e o Pico Pedra Agulha, com 1.080 metros. Numerosos cursos d'água têm nascentes no interior do parque, sendo alguns responsáveis pelo abastecimento dos municípios por que passam.

São também atrativos do parque a exuberância de cenários naturais e numerosas cachoeiras, como Vernec, Bonita e Tromba d'Água.

O Parque apresenta ainda os campos de altitude mais conservados do Estado, se comparados com os de Itatiaia, Frade, Morro do Cuca e Antas. O Clube de Observadores de Aves (COA) do Rio de Janeiro vem estudando as aves do Desengano desde 1985, tendo sido encontradas na região cerca de 410 espécies, evidenciando a alta biodiversidade. Muitas estão ameaçadas de extinção, como jacutinga, macuco, gavião-pomba, gavião-pato, jacu e outras, como inhambu, araponga, gavião-pega-macaco e papagaio-chauá.

Em julho de 1999, foi encontrado também o mono-carvoeiro ou muriqui, igualmente ameaçado. A descoberta do primata atraiu a atenção da comunidade científica nacional e internacional e motivou investimentos em pesquisa e atividades conservacionistas, a exemplo do que vem sendo realizado com o mico-leão-dourado nas reservas biológicas de Poço das Antas e da União.

Local: Horto Florestal Santos Lima. Avenida José Dantas dos Santos, n 33, Bairro Parque Itaporanga - Santa Maria Madalena. RJ
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Poço das Antas
  • UC Desengano (PES)
  • UC União
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.