Conselho Consultivo Núcleo São Sebastião do PESM conhece novos projetos que serão implantados na Unidade

Fundação Florestal - http://www.fflorestal.sp.gov.br - 12/08/2011
O Conselho Consultivo do Núcleo São Sebastião do Parque Estadual da Serra do Mar se reuniu esta semana no Centro de Biologia Marinha da USP - CEBIMAR. Cerca de 20 pessoas participaram do encontro para discutir os últimos assuntos que envolvem a Unidade de Conservação. Entre eles, foi abordada a implantação do Sistema de Trilhas e o Monitoramento de Qualidade Ambiental do Parque, dois projetos que são promovidos pela Fundação Florestal e serão iniciados em breve.

Na ocasião também foi discutida a participação em oficinas sobre Turismo que acontecerão em setembro, promovidas pelo CEDS - Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável - CEDS, no âmbito do Comitê de Diálogo para Sustentabilidade (Comdial). Ao todo, serão oito oficinas que visam integrar os diversos atores envolvidos no trade turístico, para trabalhar questões como: Observação de Aves, Turismo de Base Comunitária, Comunicação e Marketing, Certificação e Valorização dos Produtos Turísticos, entre outros.

Monitoramento de Qualidade Ambiental O Plano de Monitoramento da Qualidade Ambiental do Parque, que está sendo elaborado pela empresa Tamoios Inteligência Geográfica, tem o objetivo de fornecer dados e informações para que os gestores possam adotar medidas preventivas e corretivas em relação à proteção ambiental dos núcleos. Será possível também, mensurar o trabalho que está sendo praticado atualmente e saber onde pode ser melhorado. A partir desses dados, será desenvolvido um sistema de monitoramento que terá como base as informações geográficas, sistemas de mapas, GPS e tecnologia da informação.

Sistema de Trilhas O projeto sobre Sistema de Trilhas é financiado com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e visa fazer o mapeamento de diversas trilhas do PESM, prevendo as intervenções necessárias para facilitar a locomoção dos visitantes e evitar acidentes. Também está inserido no projeto, o Plano de Contingência e Risco, que resultará em ações preventivas, capacitação dos monitores e uma logística de resgate, envolvendo tanto funcionários do parque, quanto outros órgãos, como Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, Defesa Civil e outros.

Ao final deste estudo, será feita uma licitação para que uma empresa coloque em prática as obras que incluem placas de sinalização, equipamentos de acesso, como escadas, corrimãos, pontes e passarelas, entre outros. Uma empresa de consultoria foi contratada para fazer o trabalho de campo, identificando as necessidades e potencialidades de cada trilha. Em relação à segurança, também foi abordado o Sistema de Gerenciamento de Riscos, envolvendo os mesmos órgãos acima citados.

Participantes Participaram desta reunião, representantes das seguintes entidades: Polícia Ambiental, Prefeitura Municipal de São Sebastião, Cebimar, Esec Tupinambás, Greenway e representantes da sociedade civil organizada.





http://www.fflorestal.sp.gov.br/noticias2.php?id=234
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra do Mar (PES)
  • UC Tupinambás
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.