Conselho da RESEX Chico Mendes (AC) discute manejo florestal comunitário

ARPA - http://programaarpa.gov.br - 18/05/2015
Nos dia 27 e 28 de abril, o Conselho Deliberativo da Reserva Extrativista Chico Mendes (AC) esteve reunido para discutir o manejo florestal comunitário que está sendo implementado na Unidade de Conservação (UC), na área de Xapuri, onde já ocorreu a 1ª exploração. Durante a reunião, também foi apresentado o relatório de Vistoria Técnica realizado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), produzido após a exploração.

A reunião promoveu o encontro de das instituições dos governos do Estado e Federal por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Estado do Acre (SEMA). Representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Fundação de Ciência e Tecnologia do Estado do Acre (FUNTAC) e Associação de Moradores e Produtores da Reserva Extrativista Chico Mendes de Brasileia e Epitaciolândia (AMOPREBE), dialogaram sobre a capacitação e formação do processo de Implementação do Plano de Manejo Florestal Comunitário que será implementado no município de Brasiléia.

O Coordenador Geral de Populações Tradicionais do ICMBio, Leonardo Messias, participou da reunião e apoiou o processo de condução dos manejos florestais comunitários que estão sendo desenvolvidos em Xapuri. A expectativa é que essas experiências sejam replicadas nos municípios de Brasiléia e Assis Brasil.

A reunião do Conselho também debateu outros temas relevantes, como monitoramento e fiscalização. Os conselheiros também tiveram a oportunidade de conhecer os resultados dos processos de notificação judiciais tramitados e julgados para aqueles que adquiriram terras irregularmente na Unidade.

A reunião do conselho teve a participação das secretarias de estado na apresentação de políticas públicas para a Unidade, bem como ofertas de cursos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Institucional (Pronatec). A reunião teve a presença de representantes do Memorial Chico Mendes e do Conselho Nacional dos Seringueiros, que trouxe informes no âmbito das políticas públicas de ATEs Extrativistas, Programa Luz para Todos e sobre a Chamada Pública para implementar o saneamento na UC.

Durante o encontro, foram homenageados agentes de saúde e professores que desenvolvem trabalhos de referência na Resex. As reuniões do Conselho contam com apoio do Programa Áreas Protegidas da Amazônia.



http://programaarpa.gov.br/noticias/conselho-da-resex-chico-mendes-ac-discute-manejo-florestal-comunitario/
Florestas:Extrativismo

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chico Mendes
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.