Conselho gestor aprova plano de manejo do Parque do Utinga

Agência Brasil - http://agenciabrasil.ebc.com.br/ - 24/10/2013
A quarta reunião ordinária deste ano do conselho gestor do Parque Estadual do Utinga (Peut) aprovou, nesta quinta-feira (24), o plano de manejo do local. A pauta envolveu a legalização fundiária frente à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) - detentora de áreas usadas para pesquisas dentro do parque desde 1989, a construção do Centro de Pesquisa da Ictiofauna da Amazônia (Amazonário), além do prolongamento da avenida João Paulo II, entre outras intervenções na Área de Proteção Ambiental.

A reunião ocorreu no auditório da Diretoria de Áreas Protegidas, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). O gerente do Parque Estadual do Utinga, Vitor Mattos, apresentou aos conselheiros os principais benefícios ambientais das obras, especialmente o projeto de esgotamento sanitário, que a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) vai executar no entorno do Peut, com destaque para a proteção dos lagos Bolonha e Água Preta, que abastecem Belém e parte de Ananindeua.

Os 15 conselheiros, que representam órgãos públicos, a sociedade organizada e instituições de pesquisas, também debateram a renovação do conselho gestor e sua autonomia democrática e consultiva, que tem os integrantes renovados a cada dois anos. A próxima reunião entre os conselheiros e a direção do parque está agendada para o próximo dia 7 de novembro.



http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=138153
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Utinga
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.