Conselho Gestor da APA da Baleia Franca lança página na internet

Gestão Participativa - www.gestaoparticipativa.org.br - 10/08/2009
O Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, situada em SC, é composto de 40 instituições governamentais, de usuários e ONGs ambientalistas. Com o objetivo de informar a sociedade sobre as diversas atividades socioambientais desenvolvidas pelo grupo, o Conselho lança oficialmente, nessa segunda-feira (10/8), sua página na Internet: http://apadabaleiafranca.blogspot.com/.

Notícias, agenda de eventos, banco de imagens, documentos para download, contato das entidades e espaços interativos. Esses são os principais elementos do Blog que concentra temas como Pesca Artesanal, Ordenamento Territorial, Turismo, Mineração e ações de Proteção e Educação Ambiental na região entre Florianópolis e Içara.

"A diversidade de instituições que compõem o Conselho Gestor gera um debate enriquecido sobre como melhor atuar numa Unidade de Conservação de uso sustentável, como a APA da Baleia Franca", explica Maria Elizabeth Carvalho da Rocha, chefe da APA. Além disso, inúmeras atividades proporcionadas pelas entidades e geradas pelos Grupos de Trabalho e Câmaras Técnicas estarão disponíveis no Blog e abertas para a participação da sociedade.

Desta maneira, o Blog do Conselho da APA torna-se fonte de informação plural e especializada. Possui ainda a função de mobilizar a sociedade e tornar as ações do Conselho Gestor da APA (Conapa) ainda mais transparentes e acessíveis.

Participação e fortalecimento institucional
A página na Internet nasceu de uma demanda do próprio Conselho Gestor em melhorar sua Comunicação Interna e Externa. A partir de esforços do GT de Comunicação do Conapa e da Consultoria de Comunicação contratada pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade - ICMBio, o Blog foi criado.

Além de divulgar notícias e ações do Conapa, a proposta do site é também estimular a participação das instituições no uso das ferramentas de comunicação. "O conselheiro será o principal responsável em alimentar o Blog com informações. Esse empoderamento visa usar a comunicação para fortalecer a luta de entidades que buscam melhores condições ambientais e sociais no âmbito da APA, seja informando, sensibilizando ou mobilizando atores sociais", afirma Anita Campos, Consultora de Comunicação da APA da Baleia Franca.
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Baleia Franca
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.