Conservação e desenvolvimento econômico em aula de campo da Unir

G1 - http://g1.globo.com/ - 25/04/2016
Acadêmicos da Unir conheceram projeto de apoio à agricultura familiar.
Dia de campo teve início com uma visita à Floresta Nacional do Jamari.


A produção, aliada à conservação e ao desenvolvimento econômico, foi um dos assuntos estudados em 'Dia de Campo' realizado por acadêmicos e professores do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Campus de Ji-Paraná, no último sábado (23).

Alunos e professores visitaram o 'Semeando Sustentabilidade', projeto patrocinado pela Petrobras e que é executado pelo Centro de Estudos Rioterra, para apoiar o desenvolvimento da agricultura familiar de forma ambientalmente sustentável nos municípios de Itapuã do Oeste, Cujubim e Rio Crespo.

O dia de campo teve início na Floresta Nacional do Jamari, onde os estudantes conheceram o local de coleta de sementes utilizadas na produção de mudas do projeto. Lá foram discutidos os aspectos de conservação da biodiversidade, uso e ocupação do solo na Amazônia, mostrando como é possível produzir aliando conservação e desenvolvimento econômico, observando questões ligadas à fixação de carbono, mudanças climáticas e seus impactos para Amazônia e o papel da agricultura nestas questões.

O Viveiro Municipal de Itapuã do Oeste também foi visitado. Os estudantes puderam ver onde é feito o beneficiamento das sementes e a produção de mudas.

O evento terminou em uma propriedade rural atendida pelo projeto com recuperação de áreas degradadas. Os alunos puderam observar o desenvolvimento das espécies plantadas há cinco anos.

Ao final da tarde os alunos participaram de uma roda de diálogo para avaliar o dia e houve sorteio de brindes.


http://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2016/04/conservacao-e-desenvolvimento-economico-em-aula-de-campo-da-unir.html
Desenvolvimento Sustentável

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jamari
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.