Consulta pública analisa certificação FSC do manejo de madeira na RDS Rio Negro

Fundação Amazônia Sustentável - http://fas-amazonas.org - 24/04/2015
Questionário sobre certificação está disponível na internet; objetivo é beneficiar 250 famílias da reserva


A Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro está iniciando o processo de certificação florestal da madeira manejada, como parte do Projeto Manejar para Conservar, desenvolvido pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) em parceria com o Instituto Camargo Correa/BNDES (ICC/Banco Nacional para o Desenvolvimento Econômico e Social). A iniciativa entra na segunda fase, que promove uma consulta pública com partes interessadas e sociedade civil.

A certificação vem sendo desenvolvida pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), e o questionário sobre a consulta pode ser acessado no link (http://www.imaflora.org/consulta-publica.php?utm_source=Consulta+Publica+-+Funda%C3%A7%C3%A3o+Amazonas+Sustent%C3%A1vel&utm_campaign=Consulta+P%C3%83%C2%BAblica+-+Funda%C3%83%C2%A7%C3%83%C2%A3o+Amazonas+Sustent%C3%83%C2%A1vel&utm_medium=email). A documentação também pode ser solicitada por meio do email consultapublica@imaflora.org ou pelo telefone (19) 3428-0800.

Veja detalhes do processo (http://www.imaflora.org/downloads/consulta_publica/551afd7e6c3c8_Public-StakeholderNotification-RDSRioNegroassess15.pdf)!

O objetivo da certificação é aperfeiçoar o manejo de madeira em pequena escala, cumprindo um conjunto de requisitos de controle e segurança na atividade. Além disso, a madeira certificada traz mais competitividade na comercialização e abre possibilidades em vários mercados, por ter mais valor agregado. Em fevereiro deste ano, uma oficina reuniu 28 manejadores da RDS Rio Negro para discutirem a iniciativa (http://fas-amazonas.org/2015/03/oficina-discute-certificacao-de-madeira-manejada-na-rds-rio-negro/).

O Projeto Manejar para Conservar é apoiado pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae-AM) e a Associação de Moradores da RDS Rio Negro.



http://fas-amazonas.org/2015/04/consulta-publica-analisa-certificacao-fsc-do-manejo-de-madeira-na-rds-rio-negro/
Florestas:Madeira-Exploração

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Rio Negro
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.