Contra incêndios, Parque Nacional de Brasília faz queima controlada

G1 - http://g1.globo.com/ - 18/05/2016
Medida facilita contenção do fogo em ocorrências de grande porte.
Cortina de fumaça era visível atrás da Rodoferroviária pela manhã.


Uma brigada do Instituto Chico Mendes promoveu na manhã desta quarta-feira (18) uma queima controlada no Parque Nacional de Brasília. Motoristas relatavam desde as 8h30 haver uma coluna de fumaça atrás da Rodoferroviária. A atividade continuava em curso por volta de 12h. A umidade do ar no momento era de 54%.

Imagens aéreas feitas pelo Corpo de Bombeiros mostram a névoa provocada pelo fogo. A medida é adotada para evitar que incêndios florestais se alastrem e atinjam grandes proporções. A situação é comum durante a seca, que acontece entre os meses de junho e setembro.

Também conhecido como Água Mineral, o parque tem 42 mil hectares e é uma importante área de preservação da fauna e da flora do cerrado. No local existem espécies em extinção como o lobo-guará, o tatu campestre e o tamanduá-bandeira.


http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2016/05/contra-incendios-parque-nacional-de-brasilia-faz-queima-controlada.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Brasília (PARNA)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.