Contrato permitirá aumento da produção de madeira em Flona no PA

G1 - http://g1.globo.com/ - 27/03/2014
Um contrato com duração de 40 anos, assinado entre duas empresas e o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) para realizar manejo em duas áreas da Florestal Nacional (Flona) Saracá-Taquera, localizada nos municípios de Terra Santa, Oriximiná e Faro, oeste do Pará, deve permitir que a produção de madeira da Flona aumente em mais de 100%, chegando a 80 mil m³ por ano, conforme o SFB.

O contrato com o SFB foi assinado pelas empresas Ebata Produtos Florestais Ltda. e Samise Indústria, Comércio e Exportação Ltda. na terça-feira (25). O documento prevê regras para garantir a sustentabilidade da atividade, os valores a serem repassados ao governo por metro cúbico de madeira produzida, além dos investimentos que devem ser realizados em infraestrutura e nas comunidades locais.

De acordo com a SFB, a Ebata, que já realiza o manejo florestal em uma unidade de 30 mil hectares na Flona Saracá-Taquera, recebeu permissão para atuar em outra área de cerca de 30 mil hectares. A empresa Samise recebeu permissão para manejar uma área de aproximadamente 60 mil hectares.

Segundo o diretor-geral substituto do SFB, Marcus Vinícius Alves, com a assinatura destes contratos, somados aos das florestas de Altamira e Crepori, que deverão ser assinados em breve, deve triplicar a área de florestas públicas federais destinadas ao manejo sustentável.

A Floresta Nacional Saracá-Taquera possui 440 mil hectares, dos quais cerca de 130 mil estão disponibilizados para a concessão florestal. Os primeiros contratos de concessão da Flona foram assinados no ano de 2010.



http://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2014/03/contrato-permitira-aumento-na-producao-de-madeira-de-flona-no-pa.html
Florestas:Madeira-Exploração

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Saracá-Taquera
  • UC Altamira
  • UC Crepori
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.