Controlado incêndio no parque da Serra da Canastra

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 03/10/2016
A chuva que caiu na tarde desta segunda (3) ajudou o trabalho de combate ao fogo, realizado pelos brigadistas do ICMBio. Ao todo, foram queimados aproximadamente 27 mil hectares


O incêndio que atingia o Parque Nacional da Serra da Canastra, em Minas, acaba de ser controlado. Durante a tarde desta segunda-feira (3) choveu na região, o que ajudou no trabalho de combate ao fogo, realizado por 65 brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O ICMBio administra o paque.

O incêndio teve início na semana passada, na região conhecida como Gameleira, na parte baixa do parque, e se alastrou rapidamente até o Chapadão da Canastra, na parte alta. Cerca de 27 mil hectares foram queimados, segundo os gestores da unidade de conservação.

No combate ao fogo, os brigadistas tiveram o apoio de quatro aviões air tractor que lançaram água sobre a vegetação em chamas. Dois desses aviões foram cedidos pelo governo de Minas, juntamente como um helicóptero usado para o transporte de tropas.

Desde o final de semana, quando o fogo recrudesceu, o parque estava fechado à visitação. A previsão é que ele seja reaberto já amanhã (terça, 4).

O fogo atingiu áreas de uso público da unidade, como o Curral de Pedra, a cachoeira da Casca D´Anta e a Garagem de Pedra, mas não afetou a região da nascente do Rio São Francisco, onde foi feito recentemente um aceiro (faixa de proteção).

Há suspeitas de que o incêndio tenha sido provocado por alguma queimada em propriedade do entorno, que fugiu ao controle. Por isso, a chefia do parque pede a agricultores e pecuaristas da Canastra que não usem fogo para renovar a lavoura ou limpar o pasto, principalmente nesse período de seca.

O Parque Nacional da Serra da Canastra tem, ao todo, 200 mil hectares. A unidade foi criada em 1972 com o objetivo de proteger as nascentes do rio São Francisco. Abrange áreas dos municípios de São Roque de Minas, Sacramento e Delfinópolis, no sudoeste de Minas Gerais.



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8362-incendio-atinge-parque-da-serra-da-canastra
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Canastra
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.