Cooperativas e microempresa vencem 1ª concessão na BR-163, no Pará

Serviço Florestal - http://www.florestal.gov.br/ - 13/05/2011
O processo de licitação da primeira concessão florestal na região de influência da BR-163, no Pará, foi concluído com a escolha de duas cooperativas e uma microempresa para manejar uma área de 210 mil hectares na Floresta Nacional do Amana, situada nos municípios de Itaituba e Jacareacanga.

A Cooperativa dos Produtores Extrativistas do Rio Pindobal (Coopexbal) ganhou o direito de utilizar 72,8 mil hectares ao apresentar as melhores propostas para duas, das cinco unidades de manejo em que está subdividido o lote de concessão.

Já Cooperativa Extrativista e Agroindustrial da Amazônia (Coopex Amazônia) venceu a concorrência para manejar duas unidades que totalizam 108 mil hectares e a microempresa Irmãos Schweickert, ganhou a área de 29 mil hectares. Todos os vencedores são de Jacareacanga, um dos municípios que abriga parte da flona.

A concessão permite a utilização da área para a extração de madeira e produtos não madeireiros, como óleos, cascas e sementes, de forma sustentável e pelo prazo de até 40 anos, período que dura o contrato assinado com o Serviço Florestal Brasileiro.

De acordo com as propostas apresentadas, a perspectiva é de geração pelo menos 627 empregos nas unidades de manejo e na indústria de processamento da madeira, sendo mais de 90% deles para moradores da região.

Já a previsão de receita para o governo federal pela produção madeireira é de mais de R$ 9 milhões anuais se considerada a extração de toda a metragem cúbica permitida pela legislação ambiental. O potencial produtivo é de 150 mil metros cúbicos de madeira por ano.

Além da Floresta Nacional do Amana, outras áreas serão concedidas na região da BR-163, nas florestas nacionais do Crepori e Altamira, totalizando mais de 800 mil hectares para a produção sustentável de madeira.


http://www.florestal.gov.br/
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Altamira
  • UC Amanã
  • UC Crepori
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.