Costa dos Corais elabora plano de trabalho

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 17/04/2015
Parceiros discutiram propostas para biênio 2015/2016


Por meio de uma oficina realizada pelo sociólogo Marcos Ortiz, parceiros do Projeto Toyota Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais elaboraram o plano de trabalho integrado do período 2015/2016. Na reunião, que aconteceu em São Paulo de 23 a 26 de março, também foram discutidos critérios para priorizar programas e ações do plano de manejo da APA, Unidade de Conservação administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

Segundo a coordenadora da Coordenação Regional do ICMBio em Cabedelo (CR-06), Carla Marcon, durante a oficina foram apresentadas propostas de, pelo menos, cinco projetos para a implementação do Plano de Manejo da APA Costa dos Corais e que o próximo passo é analisá-los. "Agora nós estamos em um momento de avaliação, para chegarmos à decisão de quais projetos serão aprovados ou adequados", afirmou.

Para o chefe da Unidade de Conservação, Paulo Roberto, o encontro foi um momento importante para compartilhar e definir como cada organização poderá atuar na APA. "Essa oportunidade é o caminho para traçarmos as ações e metas para os próximos anos e, assim, atingirmos nosso objetivo final, que é a implementação do Plano de Manejo", comentou.

Foram definidos critérios de escolha para aqueles projetos que visam o apoio da parceria público-privada e, ao mesmo tempo, a conservação da UC. Os projetos aprovados deverão proporcionar o acompanhamento da efetividade da proposta nos médio e longo prazos. Para Carla Marcon, a parceria entre o ICMBio, Fundação Toyota do Brasil e Fundação SOS Mata Atlântica "é uma experiência inédita, de muita relevância, pois permite envolver outros setores da sociedade na gestão da UC".

Além da coordenadora da CR-06 e do chefe da APA Costa dos Corais, participaram da reunião o chefe da Base Avançada de Porto de Pedras do Centro de Mamíferos Aquáticos (CMA/ICMBio) e analista ambiental, Iran Campello, o professor doutor Mauro Maida, do Instituto Recifes Costeiros (IRCOS); o professor Clemente Coelho, do Instituto Bioma Brasil; a bióloga e psicóloga, Jessy Greenhut, do Instituto Yandê; a presidente da Associação Peixe-Boi e bióloga, Tertuliana Flávia Cavalcante do Rêgo e a presidente da Associação Milagrense de Turismo Sustentável (AMITUS), Ana Paula de Moura Souza.

Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais

A APA Costa dos Corais foi criada por Decreto Federal, em 23 de outubro de 1997. Um dos principais atributos desta UC é estar localizada, em grande parte, na plataforma continental do litoral nordestino, onde se encontram as maiores extensões de recifes de coral costeiro do país. A presença desse ambiente propicia a ocorrência de uma grande diversidade biológica representada por algas, corais, peixes, crustáceos e moluscos, além do peixe-boi marinho, ameaçado de extinção.

Projeto Toyota APA Costa dos Corais

Criado em 2011, Projeto Toyota APA Costa dos Corais, uma parceria entre Fundação SOS Mata Atlântica, Fundação Toyota do Brasil e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), vai investir, por meio de projetos e também por ações diretas de gestão da UC, o valor de R$ 1 milhão. Apenas a metade do recurso deverá ser aplicada nas ações indicadas pelos projetos apresentados durante a reunião, e devidamente aprovados. A outra metade será depositada em um fundo de perpetuidade (indowment fund), que garantirá as ações de preservação da área, a longo prazo, pois a intenção é que ao final de dez anos, exista um saldo suficiente para que a UC utilize os juros desse fundo privado indefinidamente.

Fundação Toyota do Brasil

Criada em abril de 2009, a Fundação Toyota do Brasil tem suas atividades focadas na preservação ambiental e formação de cidadãos. Além das novas iniciativas surgidas com a sua criação, a fundação também unificou e ampliou todas as ações de responsabilidade social já em andamento, que estavam sob a responsabilidade da montadora Toyota do Brasil.

A Fundação Toyota do Brasil agrega ainda as ações sociais implantadas e mantidas nas comunidades onde a montadora possui unidades, a saber: em Indaiatuba (SP), Guaíba (RS), Sorocaba (SP) e São Bernardo do Campo (SP). Estas iniciativas compreendem as áreas de educação, meio ambiente e cultura, e contam com o apoio dos colaboradores da empresa como voluntários.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/6772-costa-dos-corais-elabora-plano-de-trabalho.html
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Costa dos Corais
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.