Criado o Conselho Deliberativo da Reserva Extrativista de Cururupu

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 06/06/2011
No dia 23 de maio, o Diário Oficial da União publicou a criação do Conselho Deliberativo da Reserva Extrativista (Resex) de Cururupu, localizada no estado do Maranhão. Composta por 13 comunidades pesqueiras em áreas de manguezais e gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Resex de Cururupu é a maior unidade de conservação (UC) marinha do Brasil.

Para que o conselho fosse criado, moradores e servidores do ICMBio estiveram reunidos por aproximadamente 50 dias em trabalho de campo, sendo que todo o processo levou aproximadamente um ano para ser concluído. Durante esse período, foram realizadas oficinas na UC reunindo órgãos governamentais, organizações da sociedade civil e representantes das comunidades extrativistas.

Toda a formação do conselho contou o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) através da contratação de uma consultora para realizar as atividades. Além disso, órgãos governamentais como o ICMBio, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a Prefeitura Municipal de Cururupu, as universidades federal e estadual do Maranhão (UEMA e UFMA), o Ministério da Pesca e Agricultura (MPA) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) fazem parte do conselho.



http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/20-geral/1035-criado-o-conselho-deliberativo-da-reserva-extrativista-de-cururupu
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Cururupu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.