Curso de Engenharia Florestal da Ufac promove atividade prática na Resex Chico Mendes

Universidade Federal do Acre - http://www.ufac.br/ - 08/06/2015
O curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Acre (Ufac) promoveu no período de 28 a 31 de maio na Reserva Extrativista Chico Mendes (Resex), atividade prática de manejo florestal referente à disciplina de Exploração e Transporte Florestal. A finalidade é quantificar o volume de madeira existente nos pátios e conhecer a área de Manejo Florestal Comunitário da Resex Chico Mendes. A ação foi coordenada pelo professor Tarcísio Fernandes e contou com a parceria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), da secretaria de Desenvolvimento Florestal (Sedens), da Cooperfloresta, do Pelotão Ambiental e da comunidade da Resex Chico Mendes.

De acordo com o professor Tarcísio Fernandes muitos desafios precisam ser superados no manejo florestal comunitário. Fernandes destaca que as parcerias firmadas com o ICMBio, com a Sedens, com a Resex Chico Mendes e com a Cooperfloresta permitem a continuidade do manejo comunitário na Resex e, nesse sentido, o curso de Engenharia Florestal da Ufac tem muito a contribuir. "Foi uma experiência única vivenciada pelos alunos, o momento foi muito especial, houve uma grande interação entre todos, um grande comprometimento com a atividade e eles (os alunos) puderam sentir na 'pele' alguns desafios que a floresta e o manejo florestal comunitário oferecem", explicou.

O analista ambiental do ICMBio, Fluvio Mascarenhas, e ex-aluno do curso de Engenharia Florestal da Ufac, complementa que é a parceria mais importante para a Reserva Extrativista Chico Mendes nesse momento e que esta prática para os alunos tende a aperfeiçoar e encontrar a melhor saída para viabilidade do manejo florestal sustentável, "formar especialistas na nossa universidade e unir o aprendizado com o laboratório real que existe na floresta da Reserva Extrativista Chico Mendes faz com que essa atividade seja única para quem está se formando em Engenharia Florestal. Deixo aqui os meus agradecimentos ao professor Tarcísio e ao magnífico reitor Minoru Kinpara por está viabilizando a formação real de nossos futuros engenheiros florestais", ressaltou Mascarenhas.

A Reserva Extrativista (Resex) Chico Mendes foi concebida em 22 de março de 1990 e conta com uma área de 970.570 hectares. É considerada a segunda maior reserva extrativista do país, sendo pioneira no Manejo Florestal Comunitário (dentro desta categoria de Unidades de Conservação) que constitui uma atraente fonte de renda e trabalho para os extrativistas.



http://www.ufac.br/portal/curso-de-engenharia-florestal-da-ufac-promove-atividade-pratica-na-resex-chico-mendes
Florestas:Madeira-Exploração

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chico Mendes
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.