Debate sobre Acordo de Pesca da Baía da Ilha Grande tem nova rodada

Inea/RJ - www.inea.rj.gov.br - 30/04/2010
Os projetos do Acordo de Pesca da Baía da Ilha Grande e de uma política que vai regulamentar o setor voltam ao debate nos próximos dias 30/4 e 01/5. Coordenado pelo Ministério da Pesca e pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão executivo da Secretaria de Estado do Ambiente, nesta sexta serão ouvidas as comunidades da Ilha Grande e do município de Angra dos Reis. No dia seguinte será a vez das representações de Paraty.

O Acordo para a Baia da Ilha Grande está sendo discutido entre os setores envolvidos direta e indiretamente com a atividade pesqueira e em todos os municípios que fazem parte do estuário. Participam pescadores artesanais e armadores de pesca, maricultores, operadores de turismo e mergulho, representantes das Unidades de Conservação, universidades e ONGs; gestores públicos nas esferas municipais, estadual e federal, além do setor produtivo como associações e entidades de classe.

Situada entre o Rio de Janeiro e São Paulo, as duas maiores e mais populosas cidades do País, a Baía da Ilha Grande sofre com o impacto da especulação imobiliária e a intensa atividade da indústria pesqueira. Rica em biodiversidade, a região de entorno do estuário abriga um mosaico de onze unidades de conservação.

O acordo de Pesca tem por objetivo estabelecer regras para os diferentes usuários dos recursos pesqueiros de modo que todos possam realizar suas atividades nos diferentes espaços marinhos, conservando e protegendo a biodiversidade, pensando na sustentabilidade, respeitando as leis, criando formas de ordenamento e gestão dos espaços pesqueiros, definindo as melhores épocas e os locais para exercer as respectivas atividades.

Dias 30/4

9h- Ilha Grande - Auditório do Parque Estadual
Avenida Nacib de Monteiro Queiroz, s/no
14h - Angra dos Reis - Centro de Estudos Ambientais
Avenida Jair Carneiro Toscano de Brito, s/no - Praia da Chácara

01/5

O9 - Paraty - Salão Nobre da Câmara Municipal
Rua Dr. Samuel Costa, 25/26 - Centro Histórico

http://www.inea.rj.gov.br/noticias/noticia_dinamica1.asp?id_noticia=790
Biodiversidade:Fauna

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ilha Grande (PES)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.