Decreto amplia Chapada dos Veadeiros

O Globo, Sociedade, p. 23 - 06/06/2017
Decreto amplia Chapada dos Veadeiros
Documento assinado pelo presidente Michel Temer triplica a área do parque

Em cerimônia pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, o presidente Michel Temer assinou, ontem, um decreto que amplia a área do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, em mais de três vezes. A unidade de conservação passará a proteger 240 mil hectares - hoje, a área de proteção é de 65 mil hectares. O projeto de ampliação foi revelado no fim de maio pelo colunista do GLOBO Lauro Jardim.
Segundo mostrou reportagem do GLOBO publicada em dezembro de 2016, a expansão do parque vem sendo reivindicada desde 2001, mas enfrentou oposição de moradores e produtores que ocupavam as áreas com potencial de ampliação.
Em novembro, o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), chegou a apresentar uma contraproposta em que o parque passaria a ter 155 mil hectares. Na época, Perillo alegou que a expansão menor protegeria pequenos proprietários, evitando problemas legais. Antes de o decreto ser assinado pelo governo federal, foi preciso o aval do governo estadual, encarregado da regularização fundiária na região, além de consultas públicas.
O parque da Chapada dos Veadeiros é parte do bioma Cerrado, que tem baixas taxas de proteção via Unidades de Conservação (UC) e vem sendo afetado pelo avanço da agropecuária.
"Estamos deixando ali uma reserva de vida, de esperança para a ciência, um espaço de contemplação e revigoramento do espírito. É um ganho para todo o Brasil e as gerações que vêm por aí", afirmou Jaime Gesisky, especialista em Políticas Públicas do WWF-Brasil, em nota. A organização liderou a campanha pela ampliação do parque ao lado da Coalizão Pró-UCs.
PROTEÇÃO A ESPÉCIES AMEAÇADAS
De acordo com notas técnicas do ICMBio, ligado ao Ministério do Meio Ambiente, a expansão passará a proteger 17 espécies de flora e 32 espécies de fauna ameaçadas de extinção, como o lobo-guará e a onça-pintada. Também seriam protegidas 466 nascentes na região, conhecida como "caixa d'água do Planalto Central", com influência em bacias hidrográficas como a Amazônica e a do São Francisco.

O Globo, 06/06/2017, Sociedade, p. 23


https://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/meio-ambiente/temer-assina-decreto-que-triplica-area-do-parque-da-chapada-dos-veadeiros-21436969
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chapada dos Veadeiros
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.