Dentistas da floresta: odontólogos voluntários atendem na APA do Rio Negro

Fundação Amazônia Sustentável - http://fas-amazonas.org - 29/09/2014
Uma parceria entre o Programa de Educação e Saúde da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e o Consultório Jorge Gonçalves levou dentistas voluntários para comunidades ribeirinhas da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Negro no último dia 20. A ação atendeu cerca de 30 pessoas no Núcleo de Conservação e Sustentabilidade (NCS) Assy Manana, e ainda entregou kits de higiene bucal para moradores da reserva.

Ao todo, foram envolvidos na atividade uma equipe de 13 profissionais, que montaram um miniconsultório odontológico no Núcleo, com equipamentos e materiais odontológicos cedidos pela clínica. Para Jorge Goncalves, cirurgião-dentista responsável pela iniciativa, a estrutura ofertada pelo NCS é um diferencial na realização da atividade.

"Das comunidades que eu já visitei, essa foi que apresentou a melhor estrutura, está muito bem assistida com o Núcleo. Isso se reflete na condição básica de saúde dos ribeirinhos, por exemplo, quando vemos que há um número bem menor de cáries aqui do que nas outras localidades", comentou.

A supervisora pedagógica da FAS, Venina Savedra, enfatiza a importância das atividades voluntárias em Unidades de Conservação (UCs) atendidas pela FAS. "O atendimento odontológico é essencial para qualquer pessoa. Por estarem isoladas, a dificuldade para o acesso a esses serviços é sempre muito grande nessas localidades. O apoio voluntário desses profissionais é um exemplo de como as pessoas podem ajudar os ribeirinhos", enfatizou Venina.

A ação contou com a presença do cacique da comunidade Três Unidos, Valdemir Triukuxuri. "Essa iniciativa foi bem vista por toda aldeia, pois todos que foram atendidos elogiaram o atendimento. Que essa equipe volte outras vezes", enfatizou. A comunidade ofereceu um grande almoço comemorativo pela iniciativa.



http://fas-amazonas.org/2014/09/dentistas-da-floresta-odontologos-voluntarios-atendem-na-apa-do-rio-negro/
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Rio Negro
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.