Deputado Edson Martins pede por revogação de lei que criou APA Bom Futuro

Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia - http://www.al.ro.leg.br/ - 10/10/2017
Segundo ele, cerca de 150 famílias foram jogadas a própria sorte...



O deputado Edson Martins (PMDB) ao se pronunciar na sessão ordinária desta terça-feira (10) falou sobre a questão da Reserva Rio Pardo, antiga Flona Bom Futuro, que depois foi feita permutada pela reserva do rio Vermelho, área que seria atingida pelas barragens.

Segundo ele foi um presente de grego ao governo de Rondônia, pois neste processo, 150 famílias ficaram de fora da demarcação, e que perderam terras e gado e tudo o que tinham.

O parlamentar comentou que se criou expectativa para o assentamento destas famílias e que de repente virou uma Área de Preservação Ambiental (APA). "Estas pessoas hoje estão oprimidas, com fiscalização, pois tem de cumprir leis rígidas e não tem espaço para produzir".

Segundo ele a promessa é que dentro da APA seria criada uma floresta estadual com a garantia de 50% de manutenção da área.

Edson Martins relatou, que em reunião com o secretário de Meio Ambiente no período da manhã, se tentou encontrar uma saída. "As pessoas estão desesperadas, após tanta luta. A luta termina com a floresta estadual pegando 80% a 90% da área".

Pediu para que a Assembleia encaminhe, em nome de todos os deputados, um requerimento aos senadores para resolver a situação, em favor da população de Rio Pardo. "Precisamos pedir aos senadores para revogar artigo onde foi criado a APA e a reserva, o que inviabiliza a vida destas pessoas que moram ali em Rio Pardo", declarou Edson Martins.

Finalizou relatando que o maior problema de Rondônia é a regularização fundiária. "Achava que era saúde, mas me enganei. A saúde avançou, mas a questão fundiária cresce a cada dia. Este é um problema em todo o Estado".



http://www.al.ro.leg.br/institucional/noticias/deputado-edson-martins-pede-por-revogacao-de-lei-que-criou-apa-bom-futuro
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Bom Futuro
  • UC Rio Pardo
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.