Desativado garimpo dentro de estação ecológica no Amapá

Ibama - 16/02/2004
O Ibama/AP em parceria com a Polícia Federal e com apoio do Batalhão Ambiental, Corpo de Bombeiros, Fundação Nacional de Saúde (Funasa) operação para a retirada de um garimpo dentro da Estação Ecológica do Jari, no Estado do Amapá. A ação conjunta aconteceu de 09 a 12 deste mês, envolvendo 23 técnicos da área ambiental.

Durante a operação, foram lavrados 4 autos de infração e 12 pessoas ficaram detidas para prestar depoimentos e servirem de testemunhas, sendo 04 presas em flagrante (proprietários dos maquinários utilizados no garimpo do Cumaru). Foram apreendidas ainda 13 espingardas e 03 revólveres além de inúmeras armas brancas.

A fiscalização apreendeu também mercúrio, balanças e outros utensílios e os motores inutilizados. Para dar maior consistência ao laudo técnico, foram coletadas amostras de sedimentos de solo e encaminhados através da Empresa Jari Celulose para análise no Rio de Janeiro. Cerca de 21 barracos foram destruídos, bem como toda a estrutura existente no local e os animais cativos utilizados para consumo no garimpo.

A ESEC Jari foi criada pelo decreto n 87.092 de abril de 1982. Ocupa uma área de 227.126 ha e situa-se nos municípios de Laranjal do Jarí/AP (40% da área) e Almeirim - Distrito de Monte Dourado/PA (60% da área). Com o objetivo de preservar uma amostra da Floresta Amazônica; conservar ecossistemas representativos da região; desenvolver pesquisa e educação ambiental integrados ao desenvolvimento sustentável da região, todavia, por ser uma unidade de proteção integral, não é permitido tal atividade.

O garimpo, realizado clandestinamente, se constitui em fonte de degradação dos ecossistemas e poluição, sobretudo mananciais hídricos e camada vegetal e solo, poluindo os rios da região, neste caso o Jari e seus afluentes. A Polícia Federal lavrou o flagrante e está responsabilizando criminalmente os responsáveis.
(-Ibama-Brasília-DF-16/02/04)
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jari
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.