Desbravando as trilhas da Região Serrana

O Globo, Rio, p. 16 - 18/07/2013
Desbravando as trilhas da Região Serrana
Em agosto, aventureiros poderão percorrer o Caminho de Ouro. Parque dos Três Picos terá guia bilíngue

Ediane Merola

RIO - Quem gosta de aventura, natureza e de suar a camisa mesmo no inverno, em um lugar onde a temperatura fica realmente baixa, ganha um novo programa a partir do mês que vem. Começa em 15 de agosto o projeto Caminhos da Serra do Mar, da equipe do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, que promete percorrer, em seis dias, o Caminho do Ouro, em Magé, seguindo por Petrópolis, Teresópolis e Friburgo, chegando ao município de Casimiro de Abreu. Mas esta é apenas uma das novidades previstas para a Região Serrana: o Parque estadual dos Três Picos, que corta Teresópolis e Friburgo, vai ganhar um guia bilíngue, com edição impressa e on-line. O material, que ficará pronto no ano que vem, faz parte de um pacote de melhorias para o local, que foi incluído no Projeto Trilha da Copa, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
O programa Caminhos da Serra do Mar já tem página no Facebook, curtida por mais de 1.500 aventureiros. Mas o texto de apresentação alerta que, em alguns trechos, as vagas são limitadas, devido à capacidade da trilha. Toda a atividade segue as coordenadas do plano de manejo local. Além disso, de 18 a 20 de agosto será feito o trecho conhecido como Travessia Petrópolis-Teresópolis, de um município a outro - e não é possível fazer o trajeto apenas no dia 19 ou no dia 20. O ideal é que o caminhante compre seu ingresso com antecedência e escolha o local de pernoite. No site de vendas para o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (www.parnaso.tur.br) há informações sobre preços, abrigos e camping.
Eventos trarão mais visitantes
De acordo com o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, o objetivo do projeto é abrir para a visitação ordenada uma série de trilhas da Serra do Mar, envolvendo não só o Serra dos Órgãos, como o Três Picos e a Área de Preservação Ambiental de Petrópolis, entre outros, interligando serras, picos, pequenos vilarejos, cidades e paisagens cenográficas ao longo de aproximadamente 300 quilômetros.
Sobre o Três Picos, o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Inea, André Ilha, conta que o parque é um dos três da rede estadual (os outros são Pedra Branca e Tiririca) que serão beneficiados pelo Projeto Trilha da Copa. Ao todo, 24 trilhas terão seus leitos recuperados e ganharão nova sinalização, bilíngue.
- O projeto está pronto e vai entrar em licitação. Todas as trilhas já existem e podem ser visitadas normalmente. Mas o Estado do Rio vai receber muitos turistas durante a Copa, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016. Para aumentarmos a capacidade de visitação, será preciso tomar alguns cuidados para evitar, por exemplo, a erosão - conta Ilha, acrescentando que o Inea está realizando, ainda, o Projeto de Uso Público. - Desde maio de 2010 estamos identificando atrativos de cada parque e tipo de público, a fim de desenvolver estratégias de visitação, de acordo com o perfil de cada local. O Três Picos é um dos beneficiados.
Diretor de Patrimônio do Centro Excursionista Petropolitano, Julian Kronenberger está animado com as novidades na Serra. Ele ressalta que a Travessia Petrópolis-Teresópolis é a mais conhecida e a mais procurada por quem busca aventura na região. Ele lembra, no entanto, que em alguns trechos das trilhas, principalmente em Petrópolis, o caminho não é fácil.
- Nesta época do ano cresce a procura por trilhas. A temporada vai de abril a outubro, pois chove menos. Há muitos guias à venda sobre a região, com muitas informações. Mesmo assim, é complicado para quem não conhece a área, pode acabar se perdendo. O ideal é fazer esse tipo de caminhada em grupo ou contratar um guia local. As administrações dos parques da região e as associações e federações de montanhismo podem dar informações sobre profissionais capacitados.

O Globo, 18/07/2013, Rio, p. 16

http://oglobo.globo.com/rio/turistas-desbravam-as-trilhas-da-regiao-serrana-9081376
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra dos Órgãos
  • UC Petrópolis
  • UC Três Picos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.