Desenho é usado em educação ambiental na Serra das Andorinhas

Agência de Notícias/PA - www.agenciapara.com.br - 18/11/2010
Professores das escolas localizadas no entorno do Parque Estadual Serra das Andorinhas (Pesam), no município de São Geraldo do Araguaia, sul do Pará, e agentes ambientais voluntários da unidade de conservação, participaram na última terça-feira (16), na cidade de São Geraldo, de oficina pedagógica sobre metodologias para produção de desenhos. Na próxima segunda-feira (22), começará o concurso dos desenhos produzidos.

O objetivo da capacitação, coordenada pela gerência do Parque em parceria com a Secretaria de Educação do município, foi mostrar aos participantes técnicas pedagógicas para criação de desenhos, a fim de melhorar a qualidade das atividades de educação ambiental desenvolvidas nas escolas da Área Preservação Ambiental (APA), e estimular os alunos a produzir desenhos que representem o sentimento e o modo de ver a beleza natural da região onde moram.

Por meio da qualificação, cerca de 300 alunos serão beneficiados e aproximadamente 190 famílias da região serão incluídas. Os professores incentivarão os alunos a participar do concurso de desenhos sobre a temática ambiental, promovido pela gerência do parque e previsto para acontecer em dezembro próximo.

Durante a oficina, os educadores aprenderam a produzir vários tipos de desenhos, utilizando materiais como papelão, lixa e pó de serragem, além de produzir desenhos que contemplam a beleza cênica do parque, utilizando técnica de sombreamento, entre outras. Eles aprenderam também sobre fundamentação teórica da arte.

Novo olhar - Para a professora Marineide Marinho Lima, o curso aguçou a visão do professor quanto à temática ambiental. "Aprendi técnicas que me despertaram um novo olhar sobre as aulas de artes. Meus alunos vão conhecer novas técnicas sobre como desenhar os elementos da região onde moram", disse ela.

Já para o coordenador do grupo de Agentes Ambientais Voluntários, Francisco dos Santos, a atividade mudou a forma de as pessoas enxergarem a paisagem e a beleza natural da unidade de preservação. "Os alunos das escolas da região da Serra das Andorinhas assistirão aulas dinâmicas sobre produção de desenhos", enfatizou.

O gerente da unidade de conservação, Abel Pojo, explicou que a capacitação é mais uma ação do programa de educação ambiental do Parque. "O objetivo da oficina pedagógica é incentivar os alunos das escolas do entorno do parque a valorizarem o ambiente em que vivem e utilizarem os desenhos para ilustrar calendários, agendas e outros impressos sobre o Pesam e a Apa Araguaia", informou Abel.

A professora responsável pela capacitação, Efigênia Serrano, informou que foi a primeira vez que ministrou oficina pedagógica para professores que atuam em escolas dentro de unidade de conservação. "Foi uma experiência gratificante. Os professores absorveram com plenitude as técnicas e metodologias apresentadas durante o encontro", destacou, acrescentando que os participantes aprenderam também a produzir desenhos utilizando sementes, folhagem, flores secas, raízes e areia.


http://www.agenciapara.com.br/exibe_noticias_new.asp?id_ver=69234
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra dos Martírios/Andorinhas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.