Desmatamento na Amazônia é maior que a área do Parque Nacional de Itatiaia

O Globo Online - http://oglobo.globo.com - 29/08/2008
O índice de desmatamento da Amazônia Legal diminuiu 62,87% no mês de julho, em relação a junho, segundo dados divulgados ontem pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A área desmatada equivale a 323 km2, pouco maior que o Parque Nacional do Itatiaia. Em abril, maio e junho, o Inpe apontou, respectivamente, 1.124, 1.096 e 870 km2 de devastação, números já indicativos da tendência de queda.

Em julho, o estado do Pará ficou no topo do ranking do desmate, respondendo por 235,6 km2. Mato Grosso, que liderava os índices de desmate, ficou em segundo lugar, mas com números meno-res que os registrados em meses anteriores: 32,7 km 2 em julho. Os dados de agosto serão divulgados apenas no final do próximo mês, segundo o Inpe.

O sistema Deter (Detecção do Desmatamento em Tempo Real), do Inpe, mostrou que os 323 km2 sofreram corte raso ou degradação progressiva durante o mês de julho, quando os satélites puderam observar 81% da região. Foi o menor número desde de março de 2008, quando o sistema detectou 145 km2. No entanto, segundo o Inpe, naquele mês apenas 22% da Amazônia foi vista pelos satélites porque a maior parte da região esteve coberta por nuvens. Em julho, a visibilidade foi de 81%.

O Inpe produziu um relatório com a qualificação dos dados a partir de imagens dos satélites Landsat e Cbers, que apresentam melhor resolução espacial. O documento mostra que 97,3% das áreas apontadas pelo Deter foram confirmadas como desmatamento. Foram avaliados um total de 212 alertas de desmatamento, correspondentes a 244 km2 (75%) da área total dos polígonos (323 km2) indicados pelo Deter no mês de julho.

Os 212 alertas indicaram principalmente desmatamentos por corte raso (79.5%) e por degradação florestal de intensidade alta (14,4%). Cerca de 4% dos alertas revelaram desmatamentos de intensidade moderada e leve e apenas 2,7% não apresentaram indícios de desmatamento nas imagens de referência. De acordo com o Inpe, os resultados comprovam que o sistema

Deter foi preciso na detecção de polígonos em todas as faixas de tamanho, sendo que nas áreas maiores que 2 km2 (200 ha) o índice de confirmação foi de 100%.

Os dados do Deter revelam ainda que nos últimos 12 meses (entre agosto de 2007 e julho de 2008), foram desmatados 8.147 km2 na Amazônia Legal, enquanto que entre agosto de 2006 e julho de foram identificados 4.820 km2 de desmate. O Inpe ressalta, no entanto, que estes dados não correspondem à taxa anual de desmatamento, que é calculada pelo Prodes, sistema mais detalhado que considera apenas o corte raso, ou seja, o desmatamento em seu estágio final. Os números comparativos entre os anos, portanto, serão divulgados somente no final de dezembro.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Itatiaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.