Dez espécies de aves limícolas sofrem algum tipo de risco

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 19/12/2012
Dez espécies de aves limícolas - aquelas que dependem de ambientes úmidos para sobreviver e buscam seu alimento nas zonas entre-marés e margens de ecossistemas aquáticos - inspiram cuidados de proteção e podem ser enquadradas em alguma categoria de risco, de acordo com os critérios da União Internacional de Conservação da Natureza (UICN). Essa é uma das conclusões do workshop que reuniu no início do mês pesquisadores e especialistas de todo o Brasil na Floresta Nacional (Flona) da Restinga de Cabedelo, na Paraíba. Eles avaliaram o estado de conservação de 43 espécies dessas aves, sendo 27 migratórias.

O diagnóstico vai servir de base para o novo Plano de Ação Nacional (PAN) para a Conservação das Aves Limícolas, que deverá ser lançado no próximo ano pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), organizador do workshop. O PAN conterá um conjunto de ações a serem desenvolvidas em prazos de tempo determinados por vários setores da socidade com o objetivo de garantir a proteção dessas espécies.

As dez mais

Segundo o coordenador do Cemave, João Luiz Nascimento, as dez aves limícolas em situação mais preocupante são a tarambola-cinzenta ou batuiruçu-de-axila-preta (Pluvialis squatarola), a batuíra-bicuda (Charadrius wilsonia), o pirupiru (Haematopus palliatus), o maçarico-de-costas-brancas (Limnodromus griseus), o maçarico-galego (Numenius phaeopus), o maçarico-de-asa-branca (Tringa semipalmata), a rola-do-mar ou vira-pedras (Arenaria interpres), a seixoeira ou maçarico-de-papo-vermelho (Calidris canutus), o pilrito-semipalmado ou maçarico-rasteirinho (Calidris pusilla) e o pilrito-canela ou maçarico-acanelado (Tryngites subruficollis). Ele salientou, no entanto, que a divulgação do grau de risco de cada espécie só deverá ser realizada após a homologação do processo de avaliação, prevista para abril de 2013.

Ainda segundo Nascimento, o diagnóstico, elaborado com base nas categorias e critérios da UICN, levou em consideração dados de ocorrências, estimativas populacionais e ameaças à conservação dessas espécies, como a perda de habitats críticos (aqueles prioritários para conservação dessas aves, com elevado grau de ameaças, a exemplo da planície costeira do Rio Grande do Sul e de unidades de conservação em Alagoas e Maranhão), o turismo desordenado, o avanço de empreendimentos imobiliários, a implementação de infraestruturas e de atividades de exploração de recursos naturais para fins comerciais e de subsistência e a caça e coleta de ovos das aves limícolas.

Plano de ação

O PAN das Aves Limícolas Migratórias deverá definir ações que assegurem a proteção dos habitats críticos para as aves limícolas até 2018, incluindo ações como a implementação de projeto piloto para avaliar impactos do turismo e de empreendimentos imobiliários nas populações dessas espécies, buscando propor recomendações de ordenamento para minimizar os impactos nos hábitats críticos, bem como fiscalizar atividades de turismo desordenado e ocupações irregulares em tais áreas.

Além disso, o PAN deve desenvover programas de educação ambiental e campanhas de marketing social para conscientizar comunidades locais e turistas da importância de se conservar aves limícolas em seus hábitats críticos; elaborar e encaminhar justificativa para criação de unidades de conservação em habitats críticos para aves limícolas; e implementar um programa de monitoramento das espécies ameaçadas em todos os hábitats críticos identificados.

Nesse trabalho, o Cemave terá o apoio do Ibama, universidades federais do Maranhão (UFMA), de Pernambuco (UFPE), Rural de Pernambuco (UFRPE), da Bahia (UFBA) e de Campina Grande (UFCG), Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP), além de instituições como Save Brasil, Manomet Center for Conservation Sciences e Censo Neotropical de Aves Aquáticas, entre outras.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/3580-10-especies-de-aves-limicolas-enfrentam-algum-tipo-de-risco.html
Biodiversidade:Fauna

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Restinga de Cabedelo
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.