Dois autuados por retirar madeira de parque no Paraná

ICMBio -http://www.icmbio.gov.br - 11/06/2012
Duas pessoas foram detidas e autuadas por fazerem derrubada ilegal de árvore no interior do Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange, no Paraná. Os fiscais apreenderam ainda uma espingarda e munições, além de 30 tábuas e 20 palanques feitos com o corte da madeira.

A operação foi organizada após investigações de servidores do parque concluírem que pessoas estavam derrubando árvores da espécie Guaricica (Vochysia bifalcata) e cortando-a em formato de tábuas e palanques dentro da unidade de conservação.

Com o apoio da 1ª Companhia de Polícia Ambiental, sediada em Paranaguá (PR), a equipe de fiscalização foi ao local e encontrou o posseiro da área em um rancho, onde foram encontradas a espingarda e as munições, tipicamente utilizadas para caça de animais silvestres. No caminho do local onde estava a madeira serrada, foi encontrada e destruída uma armadilha de caça.

O responsável pela área foi autuado pela posse de equipamentos de caça no interior da unidade de conservação e preso pelos policiais por porte ilegal de arma. Conduzido à Delegacia da Polícia Federal de Paranaguá, foi liberado após pagar fiança.

Questionado sobre o corte da árvore, ele informou que a atividade era de responsabilidade de outra pessoa. A equipe de fiscalização contou e mediu toda a madeira que se encontrava serrada no interior da floresta e dirigiu-se em busca da pessoa responsável pelo corte das árvores, sendo encontrado apenas seu pai.

O responsável pelo corte das árvores e desdobramento da madeira foi notificado a comparecer à sede administrativa do parque e recebeu o auto de infração. Como não possuía registro da motosserra, recebeu orientação da equipe de fiscalização sobre os procedimentos legais para futuras solicitações de utilização de madeira nativa para uso na propriedade.

A madeira apreendida será retirada do local pela equipe do Parna e deverá ser doada para alguma entidade beneficente ou associação de moradores da região.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/3117-dois-autuados-por-retirar-madeira-de-parque-no-parana.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Saint-Hilaire/Lange
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.