Dois focos de incêndio em Itatiaia

O Globo, Rio, p. 22 - 30/07/2008
Dois focos de incêndio em Itatiaia
Brigada do Ibama consegue conter chamas e suspeita de origem criminosa

Uma equipe de 40 brigadistas do Ibama trabalhou quase sem parar durante dois dias para conter dois focos de incêndio que surgiram na manhã de segunda-feira na parte alta do Parque Nacional de Itatiaia, a cerca de 2,4 mil metros de altura (o Pico das Agulhas Negras fica a 2,7 mil metros). A estimativa é de que área afetada corresponda à de dez campos de futebol. Integrantes da brigada contra incêndios florestais suspeitam que o fogo tenha origem criminosa.
De acordo com o responsável pela brigada, Gustavo Tomzhinsk, a possibilidade de que o incêndio tenha começado por causas naturais é muito remota.
- Um fato que reforça a nossa hipótese de incêndio provocado é que os focos surgiram simultaneamente em dois pontos opostos - disse Gustavo, ressaltando que as chamas foram contidas, mas a equipe continua observando a área para o caso de novos focos surgirem.
Ontem, a operação de combate começou às 5h, com a reunião da equipe. Os brigadistas seguiram por uma trilha e, após cerca de meia hora de caminhada, chegaram ao local dos focos. A maior dificuldade foi reabastecer os galões de água, já que o único lugar possível era o Hotel Alsene, que fica antes da trilha.
Em agosto de 2007, a parte alta do parque também foi atingida por um incêndio. Mais de 60 hectares foram destruídos.

O Globo, 30/07/2008, Rio, p. 22
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Itatiaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.