Duas novas embarcações reforçam fiscalização em reserva biológica de Florianópolis

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 03/12/2010
A Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, unidade de conservação gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em Santa Catarina, acaba de adquirir duas embarcações infláveis, modelo SR620 da Flexboat. Fruto de recursos da compensação ambiental, elas darão fôlego ampliando as ações de proteção, pesquisa, comunicação e educação ambiental na unidade.

Durante a operação verão 2011, gestores da reserva distribuirão oito mil folders elaborados com o objetivo de divulgar as normas de utilização e manejo da reserva. O material publicitário traz mapa de localização da reserva, limites, zoneamento, normas legais acerca da Zona de Amortecimento e informações sobre a biodiversidade e importância da unidade.

A Reserva Biológica Marinha do Arvoredo possui 17,6 mil hectares de superfície e abriga em seu interior as Ilhas do Arvoredo, Galé, Deserta e Calhau de São Pedro. Associado ao seu aspecto insular, a região passou a ser considerada como Zona Núcleo da Reserva da Biosfera.

Única reserva biológica federal com remanescentes de Floresta Atlântica, a reserva é importante para o bioma Mata Atlântica. O Plano de Manejo da unidade detalha que a insularidade imposta aos fragmentos propicia condições para o aumento do endemismo e da especiação da flora e da fauna da reserva.

A reserva abriga, ainda, uma grande área marinha que circunda o arquipélago. Apesar de ter sido visitada por mais de 100 pesquisadores ao longo de seus 20 anos, muitas espécies ainda não forma descritas ou melhor estudadas.

Entre as esponjas do mar com esqueleto fibroso, por exemplo, cerca de 40% das espécies encontradas na reserva são novas para a ciência. Resultados preliminares mostram que a área da unidade é uma das mais ricas em espécies da costa brasileira em esponjas do mar com esqueleto calcário. Das espécies da flora de macroalgas vermelhas descritas na costa brasileira, 32% se encontram na unidade, sendo seis dessas com registro novo no Brasil.

A região se destaca como importante ponto de nidificação de aves marinhas. Sítios arqueológicos contendo sambaquis, restos cerâmicos e inscrições rupestres tupi guarani ou não conferem ao conjunto uma beleza cênica singular. A reserva representa cerca de 4,5% das áreas marinhas protegidas por unidades de conservação marinhas de proteção integral e a única presente nas regiões sul e sudeste do país.


http://www.icmbio.gov.br/noticias/duas-novas-embarcacoes-reforcam-fiscalizacao-em-reserva-biologica-de-florianopolis
UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Marinha do Arvoredo
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.