É realizada a primeira Capacitação de Brigadistas contra queimadas em uma UC

Instituto Natureza do Tocantins - http://naturatins.to.gov.br/ - 23/06/2014
O Monumento Natural das Árvores Fossilizadas - MNAF realizou nos dias 02 e 20 de junho de 2014, a primeira capacitação de brigadistas de combate a incêndios florestais na Unidade de Conservação. O evento ocorreu na sede administrativa, e sob o comando de sua equipe técnica.

Durante o treinamento foram trabalhados conteúdos como o papel do brigadista, introdução sobre o órgão; a história da UC e seus objetivos, zoneamento, contexto do município Filadélfia (TO) e o povoado de Bielândia ao qual a UC está instalada; a importância da preservação dos fósseis; noções sobre meio ambiente; o comportamento do fogo e seus efeitos no meio ambiente; responsabilidade e segurança nas atividades de combate aos incêndios florestais; técnicas de detecção, combate e monitoramento às ocorrências do fogo, assim como os procedimentos de uso dos equipamentos, função, e Equipamentos de Proteção Individuais.

O evento teve como objetivo motivá-los e promover conhecimentos básicos aos mesmos sobre a importância das Unidades de Conservação, queimadas controladas e o combate a incêndios florestais de acordo com a aplicação das novas técnicas do Manejo Integrado do Fogo - MIF e a realidade local.

"Para a equipe de técnicos do MNAF a contratação da brigada pelo Governo do Estado do Tocantins foi uma atitude muito importante e desejada por todas as UC's, porém, é imprescindível torná-los capacitados, pois facilita e permite o desenvolvimento das atividades a serem desenvolvidas e em contrapartida aumenta a eficiência nas ações de combate às ocorrências relacionadas aos incêndios e queimadas proporcionando assim, a segurança e a conservação dos ecossistemas", argumentou o inspetor de recursos naturais responsável pela Unidade, Hermísio Alecrim Aires.



http://naturatins.to.gov.br/noticia/2014/6/23/realizada-a-primeira-capacitacao-de-brigadistas-contra-queimadas-em-uma-uc/
UC:Monumento Natural

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Árvores Fossilizadas do Estado do Tocantins
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.