Ecologista adere a greve de fome

FSP, Cotidiano, p.C6 - 26/08/2005
Servidor está há 5 dias sem comer em protesto contra abandono de mata
Ecologista adere a greve de fome
Sergio Torres
A greve de fome do funcionário do Ibama Márcio Castro das Mercês, 52, contra o abandono pelo governo federal da Reserva Biológica do Tinguá, em Nova Iguaçu (Baixada Fluminense, no Rio), iniciada sábado, ganhou um reforço ontem. Aderiu ao protesto o ecologista Ricardo Portugal, 45, dirigente da ONG Defensores Ambientais do Gericinó-Mendanha-Tinguá.
Mercês e Portugal estão desde as 11h de ontem dentro de um jaula de bambu, coberta por um carpete fino, montada ao lado da portaria do prédio do Ibama na praça 15 (centro do Rio).
As ripas de bambu da jaula em que eles estão são amarradas de maneira precária com arame.
Os quatro carros do Ibama em Tinguá estão quebrados. Não há verba para combustível e manutenção. O prédio onde os funcionários ficam pode desabar.
Mercês também protesta contra sua transferência para o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (região serrana do Estado), decidida pelo próprio Ibama.
Na semana passada, o gerente do Ibama no Rio, Edson Bedim, disse que Mercês fora transferido por causa das ameaças que estaria recebendo em Tinguá.
Bedim disse que a reserva não poderia gerar um "segundo mártir" -o ambientalista Dionísio Júlio Ribeiro Filho foi assassinado em Tinguá no início do ano.
Ontem, o Ibama divulgou que Mercês não será mais transferido, mas não há recursos para as demais reivindicações.
Membro da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, o deputado federal Babá (PSOL-PA) esteve no Ibama em solidariedade aos manifestantes. Em discurso, ele disse que o Ministério do Meio Ambiente e o Ibama abandonaram a reserva.
"O governo não tomou providências após a morte do companheiro Dionísio. A greve de fome do companheiro Márcio é de uma revolta profunda", disse.
A dupla foi trazida de Tinguá sob a escolta de triciclos e motos da ONG União Brasil de Ecologistas e Motociclistas. Em discurso, o presidente da ONG, Fernando Tinguá, se solidarizou aos grevistas com a frase: "Para mim, é tudo rock'n'roll".

FSP, 26/08/2005, p. C6
UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tinguá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.