Ecoturismo no Parque do Cantão é alternativa de geração de renda para comunidades

Surgiu - http://surgiu.com.br/ - 29/07/2014
A exploração do ecoturismo no Parque Estadual do Cantão - Unidade de Conservação com sede administrativa em Caseara, mas que abrange o município de Pium - é uma atividade que vem sendo implementada, com grande potencial de retorno para a comunidade do entorno - tanto quem vive dentro da Unidade de Conservação, quanto os moradores da região.

"O turismo dentro da unidade de conservação, está gerando renda para os 'torrãozeiros' [os moradores que ainda estão dentro da unidade de conservação, que não foram indenizados desde que houve a criação do parque]. Então, uma forma que nós temos é tentar inserir essas pessoas diretamente do processo turístico", informou o gerente do Parque, Deny Cesar Moreira.

Segundo informações do Instituto Natureza Tocantins (Naturatins), a abertura do parque para visitantes faz parte do Projeto Procantão, aprovado e financiado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), por meio do Tropical Forest Conservation Act (TFCA). Esse projeto consiste na Proteção, Uso Público e Monitoramento do Parque Estadual do Cantão e é executado por meio de uma cooperação técnica tripartite entre o Naturatins, o Instituto Araguaia e a Associação Onça d' Água.

Com o projeto, os moradores do entorno também já vêm prestando serviços como a limpeza de trilhas, implantação de estrutura turística, além do fornecimento de alimento e hospedagem ao turista. "Então, o próprio parque gera uma série de empregos para a comunidade local", destaca o gerente.

Prefeito de Caseara, Renato Almeida destaca a importância do ecoturismo para o desenvolvimento da região do entorno do parque. "Ao logo dos anos, a gente foi vendo a importância do ecoturismo e, para o município, é de grande valia que esse parque se transformasse com visita ao público, para que nós possamos trazer as pessoas que vêm de fora para conhecer a biodiversidade que nós temos hoje aqui no nosso município, junto com o município de Pium, que também faz parte do Parque do Cantão, e com isso gerar mais renda no comercio em geral e para a população", frisou.

No mesmo sentido, Ronan Ribeiro, secretário de Meio Ambiente, Turismo Esporte e Cultura de Caseara, destaca o ecoturismo como estratégia para que o município possa mudar seu foco, que hoje é o turismo de temporada. "Nós queremos que tenha um turismo prolongado, durante todo o ano. Então, a Unidade de Conservação Parque do Cantão é extremamente importante para lincar essa vontade da prefeitura de Caseara, com a vontade do governo do Estado e da Unidade de Conservação", disse.

Para tornar efetivo o projeto do parque como rota turística, foi implementado um programa de capacitação de guias locais. Com isso, qualquer passeio que acontece dentro da unidade tem que ser necessariamente acompanhado por um guia local credenciado. "O nosso desafio é trazer mais a comunidade e implementar novas formas de renda e fortalecer as que já existem. É aumentar o turismo que já existe, ampliar a loja [de artesanato] que já existe, criar novas trilhas e atrativos turísticos", complementa o gerente do parque.


Atividades

Os produtos turísticos que hoje existem no Parque do Cantão resultam de um processo gradativo de discussões, com atividades adaptadas para garantir a preservação do meio ambiente. Atualmente, os operadores de turismo já têm alguns produtos para oferecer ao turista dentro do parque, como trilhas que podem ser feitas de bike, de caik, a pé, assim como passeio de canoa com motor elétrico. Segundo a administração da unidade, por meio de uma parceria com a Agência de Desenvolvimento Turístico (Adtur), até o mês de setembro deve ser implantado um circuito de arvorismo no Cantão. Segundo Moreira, o local já foi escolhido, assim como a licitação da empresa que vai implantar o circuito já foi realizada.

Quem deseja incluir o Parque Estadual do Cantão em sua rota turística deve procurar um agente de turismo local credenciado, que vai oferecer as informações necessárias para os passeios. Para isso, os interessados podem entrar em contato diretamente com o parque, que vai repassar a relação dos guias credenciados. Além disso, o turista pode entrar em contato diretamente com as empresas de turismo. "Se a pessoa vier diretamente aqui na unidade [na sede administrativa, em Caseara], ela vai conhecer as estruturas que existem aqui dentro: o Centro de Visitantes, onde têm vídeos, exposição fotográfica, materiais, auditório onde acontecem algumas palestras; mas, para realizar o passeio dentro da unidade, tem que ser através de um guia ou empresa credenciada", frisou o gerente.



http://surgiu.com.br/noticia/163608/ecoturismo-no-parque-do-cantao-e-alternativa-de-geracao-de-renda-para-comunidades.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Cantão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.