'Ecoturismo pode viabilizar a preservação dos ecossistemas'

OESP, Vida, p. A19 - 31/10/2011
'Ecoturismo pode viabilizar a preservação dos ecossistemas'

O fotógrafo de natureza Valdemir Cunha lança em novembro o livro Brasil Natural. A obra é um misto de livro de arte e fotos com literatura de viagem, e inclui imagens que ele fez nos últimos sete anos em locais como Pantanal (MS e MT), Fernando de Noronha (PE), Lençóis Maranhenses (MA), Chapada Diamantina (BA), Monte Roraima (RO), Foz do Iguaçu (PR) e Aparados da Serra (RS).
Que problema ambiental mais te preocupou ao percorrer esses lugares?
Todos eles têm seus problemas, mas o lugar mais sensível é o Pantanal. Infelizmente, a pecuária tradicional - que valorizava pastos naturais e o respeito àquele ecossistema - está sendo substituída, à medida que pantaneiros vendem suas terras para empresários que buscam maior produtividade. Para conseguirem isso, derrubam mata nativa e formam pastos. Se isso continuar, não acredito que o Pantanal que conhecemos hoje vá existir daqui a 20 anos. Apenas 5% de toda a planície pantaneira está protegida por algum tipo de reserva ambiental. O restante são fazendas ou cidades.
E como conciliar o ecoturismo com a preservação?
Só acredito que conseguiremos viabilizar a preservação de nossos ecossistemas adotando atividades econômicas compatíveis com a preservação. O ecoturismo é uma delas. Quando um fazendeiro no Pantanal abre uma pousada e percebe que a região tem muito onça e isso atrai turistas e receita, esse sujeito, mesmo perdendo algumas cabeças de gado, vai tolerar uma onça no seu quintal - desde que não seja um risco para sua família. Quando os habitantes que moram em torno de um parque nacional perceberem que o ecoturismo pode gerar mais renda e novas atividades profissionais para seus filhos, eles ajudarão na preservação e deixarão de se irritar com as restrições que a lei impõe aos vizinhos de uma reserva. / AFRA BALAZINA

OESP, 31/10/2011, Vida, p. A19

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,ecoturismo-pode-viabilizar-a--preservacao-dos-ecossistemas-,792695,0.htm
Produção Cultural:Fotos e Ilustrações

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Aparados da Serra
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.