Edição mais recente do Boletim Ciências Naturais já está na internet

http://www.museu-goeldi.br - 01/02/2011
O Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi - Ciências Naturais, referente ao quadrimestre setembro/dezembro de 2010 já está disponível na internet. Organizado em duas partes, a publicação traz sete artigos, além de uma nota de pesquisa.

Sob a responsabilidade de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, os artigos apresentam estudos na área de Zoologia e Botânica. Douglas Rossaman, por exemplo, apresenta um estudo sobre a variação morfométrica da espécie Helicops trivittatus, cobra d'água do leste de Amazônia.

Há também dois trabalhos sobre avifauna acriana: um sobre as aves da Reserva Extrativista Chico Mendes e outro sobre os pássaros da Estação Ecológica Rio do Acre.

Dentre os estudos botânicos, há pesquisas sobre: pólen da vegetação de restinga de Algodoal (PA); distribuição vertical e a ecologia de epífitas (plantas como orquídeas e bromélias) na floresta tropical; e samambaias e licófitas do município de Caxias (MA).

Encerra a seção de artigos, o trabalho "Lectotipificação de espécies brasileiras de Vitex Tour. ex L. (Lamiaceae)", de Flávio França, da Universidade Estadual de Feira de Santana. Lectótipo é um espécime ou uma ilustração dele quando originalmente descrito. O lectótipo substitui o holótipo que é o espécime único usado pelo taxonomista na descrição original. O processo de lectotipificação é necessário para substituir um holótipo perdido ou destruído.

Na seção Nota de Pesquisa, o texto "On a poorly known Amazonian ant-plant association: Myrcia madida McVaugh (Myrtaceae) and Myrcidris epicharis Ward (Hymenoptera: Formicidae: Pseudomyrmecinae)", de autoria de Leandro Valle Ferreira, do Museu Paraense Emílio Goeldi, e Heraldo Luis de Vasconcelos, da Universidade Federal de Uberlândia, descreve a relação ecológica entre a formiga Myrcidris epicharis Ward e a planta amazônica Myrcia madida McVaugh (Myrtaceae).

O boletim, na íntegra, pode ser acessado no endereço: http://www.museu-goeldi.br/editora/index.html


http://www.museu-goeldi.br/sobre/NOTICIAS/2011/fevereiro/01_02_2011c.html
Amazônia:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Rio Acre
  • UC Chico Mendes
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.