Editais permitem produção de madeira de forma legal

Adital - http://site.adital.com.br/ - 13/09/2013
O Sistema Florestal Brasileiro (SFB) vem publicando um conjunto de editais de concessão para a produção de madeira de forma legal e sustentável. O mais recente lançado abrange a região da Floresta Nacional (Flona) Altamira, mas também continuam abertos os editais para as Flonas do Amaná, Crepori e Saracá Taquera, todas no Estado do Pará, somando 740 mil hectares. Mais de 1 milhão de hectares na Floresta Amazônica estão disponíveis para esse tipo de utilização.

Essas áreas se localizam na região de influência da BR-163 (rodovia Cuiabá-Santarém), no Pará, onde o SFB quer promover uma economia florestal de base sustentável. Além de gerar madeira legal, cuja origem poderá ser rastreada, as concessões devem gerar empregos formais, investimentos e aumento de arrecadação local.

"Esses editais representam um avanço sem precedentes para o ordenamento da atividade madeireira no oeste do Pará e uma importante iniciativa para o desenvolvimento econômico e social da região", afirma o diretor de Concessão Florestal e Monitoramento do SFB, Marcus Vinicius Alves.

Se aderirem à iniciativa, as empresas do setor madeireiro teriam a oportunidade de obter acesso a florestas para garantir matéria-prima no longo prazo - os contratos de concessão são de 40 anos - e assim, estabelecer plantas industriais, fixando-se na região.

A Flona de Altamira dispõe de 360 mil hectares, divididos em quatro unidades de manejo florestal para atender a empresas de portes diversos: de 39 mil, 98 mil, 111 mil e 113 mil hectares. Cada uma gera um contrato de concessão com o SFB. Somado, o potencial de produção nessas áreas é de 177 mil metros cúbicos de madeira por ano.

Para se tornar concessionário, o interessado deve participar de uma concorrência pública. São duas as propostas que os candidatos devem encaminhar ao SFB: a proposta técnica e a proposta de preço. Nesta última, o interessado diz quanto pagará pelo metro cúbico da madeira extraída. Os preços mínimos de R$ 21,00 a R$ 42,00.

Os editais estão disponíveis no site do SFB.



http://site.adital.com.br/site/noticia.php?lang=PT&cod=77594
Florestas:Madeira-Exploração

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Saracá-Taquera
  • UC Altamira
  • UC Amanã
  • UC Crepori
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.