Edital Costa Atlântica seleciona mais dois projetos capixabas de conservação marinha

Século Diário - www.seculodiario.com.br - 06/10/2010
A entidades capixabas Associação Ambiental Voz da Natureza e a Associação Vilavelhense de Proteção Ambiental (Avidepa) tiveram seus projetos escolhidos pelo IV Edital Costa Atlântica, da Fundação SOS Mata Atlântica. Ao todo, foram escolhidos cinco projetos que deverão receber R$ 200 mil para investir na criação de Unidades de Conservação (UCs) marinhas e em sua respectiva sustentabilidade.

O IV Edital deverá subsidiar a formação do conselho gestor e plano de ação inicial para as recém-criadas Unidades de Conservação (UCs) Marinhas Área de Proteção Ambiental Costa das Algas e o Refúgio de Vida Silvestre (Revis) de Santa Cruz e elaborar o monitoramento da reprodução das duas espécies de andorinhas-do-mar nas ilhas próximas de Vila Velha, manejar estas áreas, incentivar a recomposição da vegetação nativa e a remoção de lixo e espécies exóticas de animais e vegetais.

Neste sentido, caberá à Associação Ambiental Voz da Natureza realizar oficinas de levantamento do conhecimento ecológico e produzir materiais informativos para as comunidades e pescadores, para sensibilizá-los sobre benefícios dessas UCs, em Aracruz, norte do Estado, e contribuir para formação dos seus conselhos gestores.

Já a Associação Vilavelhense de Proteção Ambiental continuará um trabalho que desenvolve desde 1988, o Projeto Andorinhas-do-mar. Assim, o projeto irá trabalhar com educação e orientação das comunidades litorâneas para a manutenção do estado de conservação das ilhas costeiras, por meio de abordagem direta aos visitantes das ilhas e das praias e de apresentações para o público escolar, no município.

Entre os argumentos que levaram ao apoio da ONG ao projeto está o de que a região sofre ameaça de impacto devido a fatores como a ocupação de forma desordenada no litoral Sul do Espírito Santo, e a perspectiva de exploração de petróleo na próxima década na mesma região.

Segundo o coordenador do Programa Costa Atlântica, Fabio Motta, o apoio aos projetos por meio do quarto edital do Fundo Costa Atlântica vem mais uma vez incrementar os esforços para a conservação da biodiversidade e uso sustentável dos ambientes marinhos e costeiros associados à Mata Atlântica.

No II Edital do Fundo Costa Atlântica, o Espírito Santo já havia sido beneficiado com a escolha do projeto "Diagnóstico da Biodiversidade do Arquipélago Sul Capixaba", ,também da Associação Ambiental Voz da Natureza. Na ocasião, o objetivo da associação era desenvolver estudos estratégicos visando um diagnóstico ambiental e sócio-econômico para subsidiar uma nova proposta de criação da UC marinha no Arquipélago Sul Capixaba.

O Programa Costa Atlântica surgiu para apoiar o poder público e as demais organizações na ampliação da representatividade das Unidades de Conservação Marinha no Brasil e contribuir com a conservação da biodiversidade, a manutenção do equilíbrio ambiental, a integridade dos patrimônios naturais, históricos e culturais e o desenvolvimento sustentável dos territórios costeiros e marinhos.

Os recursos são provenientes da Bradesco Capitalização, Fundação Toyota do Brasil e Repsol.

http://www.seculodiario.com.br/exibir_not.asp?id=6818
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Costa das Algas
  • UC Santa Cruz
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.