Educação para a Produção Sustentável em Unidades de Conservação no Juruá: uma iniciativa histórica

D24am - http://www.d24am.com/ - 05/09/2013
Nasce no Juruá uma iniciativa ousada. Pela primeira vez, na história do Amazonas, jovens das comunidades ribeirinhas isoladas tiveram a oportunidade de participar de um vestibular específico para um curso de formação tecnológica. Trata-se do curso técnico em Produção Sustentável em Unidades de Conservação, que está sendo oferecido no Núcleo de Conservação e Apoio ao Empreendedorismo Sustentável. Esta estrutura, construída na comunidade do Bauana, está localizada a 11 horas de barco rio acima de Carauari, no início da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Uacari.

O curso técnico em Produção Sustentável em Unidades de Conservação tem um novo formato e estrutura curricular, distinto dos tradicionais. Serão mais de mil horas de aula voltadas para as principais potencialidades econômicas da região do Médio Juruá. O curso será dado em módulos, de forma intensiva por professores altamente qualificados. Ao final do curso, os alunos devem preparar planos de negócios para desenvolver as diferentes cadeias produtivas. Esses planos de negócio serão apresentados às instituições de fomento e apoio ao empreendedorismo sustentável e inovação, para busca de financiamento e apoio.

O projeto político-pedagógico foi direcionado para a ampliação e diversificação das cadeias produtivas, com forte ênfase para a inovação tecnológica e o empreendedorismo sustentável. A estrutura curricular foi concebida a partir das potencialidades locais e regionais: borracha, farinha, madeira, óleos de andiroba, pirarucu, cipó-titica, quelônios, jacarés etc. O desafio é ensinar os alunos a aprender a aprender e a empreender negócios sustentáveis. A estratégia é articular e integrar ações de ensino, pesquisa e extensão por meio de atividades que os coloquem em contato com a realidade das roças, rios, florestas, lagos e igarapés. Além disso, o projeto político-pedagógico tem um viés humanista: busca formar excelentes cidadãos, aprendendo que a vida humana envolve relações que devem ser pautadas pela ética.

Esse curso está baseado em uma parceria estratégica entre a Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). Coube à FAS, com base na sua experiência no enfrentamento dos problemas da Amazônia ribeirinha, idealizar e projetar o Núcleo de Conservação e Apoio ao Empreendedorismo Sustentável. É um centro de educação no meio da floresta, mas conectado aos mais importantes centros de conhecimento científico e tecnológico da Amazônia, do Brasil e do mundo por meio da internet. Esse projeto recebeu apoio financeiro da HRT, que foi essencial para a sua construção. Foram quase dois anos para transformar esse sonho em realidade. Para o projeto educacional do curso técnico foi convidado o Cetam, que imediatamente abraçou, com entusiasmo, o desafio de construir um curso totalmente novo. O envolvimento do corpo técnico de ambas instituições foi essencial para assegurar um conteúdo sólido que foi formalmente aprovado pelo Ministério da Educação na Portaria de Autorização de Funcionamento 003/2013 - GDP/CETAM, de 28 de junho de 2013.

Dada a dimensão da empreitada e o ineditismo do projeto, o conjunto de parceiros foi se ampliando. Primeiro veio o essencial e importante apoio da instituição gestora da RDS Uacari, o Centro Estadual de Unidades de Conservação (Ceuc), que é parte da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (SDS). Desde o inicio desse projeto, a Associação de Moradores da RDS Uacari, Amaru, manifestou forte apoio e entusiasmo. O mesmo aconteceu com a Associação dos Produtores Rurais de Carauari, Asproc, que representa de forma especial os moradores da vizinha Reserva Extrativista do Medio Juruá (RESEX), e o Conselho Nacional das Populações Estrativistas (CNS), que tem abrangência nacional, mas possui forte base no Juruá. Semelhante apoio e entusiasmo encontramos no Instituto Chico Mendes para a Conservação da Biodiversidade (Icmbio, órgão gestor da Resex) e na Prefeitura Municipal de Carauari. Por fim, fomos brindados com o apoio do Sebrae, que agregou sua notável competência em educação para o empreendedorismo - um tema central do projeto politico-pedagógico.

Já demos passos importantes: o Núcleo já está construído, o vestibular já foi realizado e 50 alunos já estão matriculados. Temos agora o desafio de realizar o curso com qualidade. Para isso será essencial o entusiasmo e dedicação dos estudantes e a competência e envolvimento dos professores nas disciplinas e projetos. Temos ainda a necessidade de ampliar as parcerias, para ter mais fôlego para enfrentar os imprevistos que certamente surgirão no decorrer dessa empreitada. Não sabemos quais nem quando acontecerão, mas certamente teremos coisas tipo barco que afunda por causa de um pau no meio do rio, gerador que dá pane, chuva demais ou seca demais que dificulta o transporte e a logística, doenças tropicais afetando professores e alunos, etc. Paciência e perseverança: essa é a realidade da Amazônia profunda.

Seguimos confiantes no poder do sonho, das boas ideias e das parcerias. Só assim, poderemos construir projetos capazes de conciliar a melhoria da qualidade de vida com a conservação ambiental. O acolhimento entusiasmado a esse projeto pelas instituições parceiras é um bom indicador disso. Estamos convencidos de que não há melhor aquisição para o futuro do Juruá do que o investimento em educação para a Produção Sustentável em Unidades de Conservação. É uma iniciativa histórica que tem que dar certo!



http://blogs.d24am.com/artigos/2013/09/05/educacao-para-a-producao-sustentavel-em-unidades-de-conservacao-no-jurua-uma-iniciativa-historica/
::: Projetos Governamenatis de Desenvolvimento Regiona

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Médio Juruá
  • UC Uacari
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.