Elefante marinho é encontrado na orla de Garopaba

Engeplus - http://www.engeplus.com.br - 19/06/2015
Animal é monitorado pela Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca


A Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, este ano, está recebendo visitantes incomuns. Nesta semana, a unidade de conservação foi avisada da presença de um pinípede na Praia Vermelha, no município de Imbituba. Uma equipe foi ao local, para averiguar as condições do animal. Deitado nas pedras, um grande elefante marinho, com mais de três metros de comprimento, descansava sob o sol à beira mar. O aparecimento de um animal desta espécie na APA da Baleia Franca é um acontecimento raro.

Nessa quinta-feira, dia 18, servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) foram ao local, com especialistas do Projeto Baleia Franca e da ONG R3 Animal, e marcaram o animal, que estava no mesmo lugar onde fora avistado no dia anterior, a fim de facilitar seu monitoramento.

Em 2012, um animal da mesma espécie passou alguns dias na Praia do Rosa em Imbituba, e depois, no mesmo ano, um animal da mesma espécie, talvez tenha sido visto na Praia de Naufragados, em Florianópolis. "Caso este animal apareça em outro local, saberemos, agora que foi marcado", avalia o chefe da APA da Baleia Franca, Cecil Barros.

Esta temporada, diversos relatos de parceiros e da população trazem informação de animais diferentes na região protegida pela APA da Baleia Franca, como baleias jubarte, cachalotes, e agora o elefante marinho. A unidade de conservação alerta as pessoas para que não se aproximem destes animais, pois é arriscado, o elefante marinho, por exemplo, é um animal que por vezes passa até uma semana descansando nas praias, e tem comportamento agressivo se provocado.

Nessa semana, uma baleia da espécie Jubarte (Megaptera novaengliae), que estava presa em uma rede de pesca na enseada de Garopaba, foi libertada pelo Corpo de Bombeiros. O animal, de espécime juvenil, medindo cerca de sete metros, enrolou a cauda nos cabos de uma rede de espera com âncoras e não conseguia sair do local onde estava, a pouco mais de um quilômetro da costa. A baleia estava emalhada pelo menos desde a última sexta-feira, quando o Protocolo de Encalhes e Emalhes da APA da Baleia Franca foi acionado.

"Quando as pessoas avistarem animais como elefantes, lobos ou leões marinhos, ou cetáceos como golfinhos e baleias nas praias da região, solicitamos que entrem em contato com a APA da Baleia Franca/ICMBio, para que possamos monitorar estes animais, e eventualmente tomar providências, se necessário", solicita Barros.

O telefone da APA da Baleia Franca é (48) 3255 6710(48) 3255 6710, e o e-mail da unidade de conservação é apadabaleiafranca@yahoo.com.br.

Como ajudar:

Em casos de encalhes de animais mortos

- Informe o local do encalhe e outras informações úteis a um dos membros do Protocolo (contatos abaixo);

- Evite se aproximar do animal sob risco de contaminação biológica;

Em caso de animais vivos

- Não tente devolver o animal para a água, pois pode ser perigoso;

- Obtenha fotografias do animal, possibilitando a identificação da espécie e documentação do caso.

- Evite respirar o ar expirado pelos animais;

- Não se aproxime da cauda. São animais grandes em situação de debilidade física, que podem se tornar ariscos com a aproximação de outros indivíduos e, assim, causar ferimentos.



http://www.engeplus.com.br/noticia/geral/2015/elefante-marinho-e-encontrado-na-orla-de-garopaba/
Biodiversidade:Fauna

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Baleia Franca
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.