Em Noronha, Ibama faz rodízio

O Globo, O País, p. 8 - 17/05/2007
Em Noronha, Ibama faz rodízio
Serviços básicos estão sendo mantidos

Em Pernambuco, a sede do Ibama passou ontem o dia praticamente fechada, mas no arquipélago de Fernando de Noronha - paraíso ecológico do estado - os servidores do órgão se dividiram em dois grupos e, a cada dia, trabalham metade dos 22 que são lotados no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha.

Foi o que informou ontem o diretor do parque, Marco Aurélio da Silva, o único funcionário do Ibama no local que foi exonerado e já nomeado como servidor do Instituto Chico Mendes. Todos os outros ainda são do Ibama, mas ele acredita que optarão pelo novo órgão porque eles não pretendem sair de Noronha, a 526 quilômetros de Recife.

Os funcionários têm 120 dias para optarem se deixam a ilha ou se aderem ao Chico Mendes. Mas 97% deles já são moradores do arquipélago e teriam interesse em permanecer no local, segundo Silva. Ele disse que a greve do Ibama não trouxe grandes prejuízos para a preservação do ambiente de Noronha:

- Estamos fazendo rodízio, para que a unidade funcione. Os serviços básicos estão mantidos, para evitar danos ambientais.

Segundo o superintendente do Ibama no Rio, Rogério Rocco, as 17 unidades de conservação do órgão federal no estado - entre as quais os parques nacionais da Tijuca e da Serra dos Órgãos, a APA de Guapimirim e a Reserva Biológica do Tinguá - não foram afetadas pela greve. Ele disse que o esquema de plantão, adotado pelos funcionários na maior parte das áreas protegidas, está dando certo. Segundo servidores, as unidades pararam de atender a demandas externas, como novos pedidos de visita de estudantes escolares e vistorias do Ministério Público.

O Globo, 17/05/2007, O País, p. 8
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tinguá
  • UC Serra dos Órgãos
  • UC Marinho de Fernando de Noronha
  • UC Guapimirim
  • UC Tijuca
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.