Em um ano, FAS coleta mais de duas toneladas de material reciclável e 452kg de pilhas

Fundação Amazônia Sustentável - http://fas-amazonas.org - 05/05/2015
Quantia coletada superou meta para o ano de 2014; todo o material é doado ao grupo de catadores do Projeto Reciclar Dá Vida


A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) realiza uma campanha interna de incentivo à reciclagem e coleta de pilhas e baterias, materiais altamente poluentes. Em 2014, a iniciativa superou as metas, arrecadando 2.469kg de resíduos para reciclagem e 452kg de pilhas e baterias. Os números da coleta seletiva somam material arrecadado na sede da FAS e no Núcleo de Conservação e Sustentabilidade (NCS) Assy Manana, na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Negro, Zona Rural de Manaus. Todo o material é doado ao grupo de catadores do Projeto Reciclar Dá Vida.

A arrecadação é incentivada por meio do Projeto Recicle Suas Ideias, realizado pelo Programa de Educação e Saúde (PES) da FAS. Na coleta seletiva, são recebidos materiais como jornais, revistas, embalagens de suco, latas, entre outros. Os restos de alimento - lixo orgânico - coletados na sede da FAS são direcionados para minhocários, que produzem adubo natural. Já embalagens de difícil reciclagem, como escovas de dente e embalagens de cosméticos, são coletadas pelas brigadas Terracycle, que transforma o material em novos objetos.

Os materias são colocados na estação de coleta seletiva de resíduos sólidos. A estrutura está situada na área externa da sede da FAS, em Manaus. Com o equipamento, colaboradores podem descartar resíduos sólidos como papéis, plásticos, vidros e metais limpos, secos e separados. O posto foi construído em placas feitas com embalagens recicladas e ecológicas doadas pela Tetrapak, parceira direta do projeto.

"Hoje estamos felizes por conseguir bater nossa meta. A nossa arrecadação não é de escala industrial, e sim pedagógica e educacional, e já conseguimos fazer com que várias pessoas aderissem ao projeto", destacou a coordenadora pedagógica Venina Savedra, responsável pelo projeto.

Comprometidos com a ação, diversos colaboradores levaram a campanha para dentro de casa. Um dos casos foi o da coordenadora do Programa Bolsa Floresta, Valcleia Solidade, que incentivou não só os familiares, mas também os inquilinos de imóveis da família. "A gente aqui na Fundação tem todo esse conceito, vivencia a questão ambiental, então não foi difícil conscientizar as pessoas em casa. Agora vejo o meu marido separar garrafas PET, papéis, entre outros. Ontem, por exemplo, a gente trouxe mais de 50kg de papel. Agora estendemos isso para os nossos inquilinos. Acho que agora as pessoas vêem as grandes catástrofes e estão se preocupando com a questão ambiental, e isso é muito gratificante. Se a gente quer deixar um mundo melhor para as futuras gerações, temos que agir agora. Esse é o nosso papel", disse.

Em março, a FAS premiou os principais colaboradores Eco Conscientes. Como reconhecimento pelo engajamento, cada um recebeu uma quantia extra no vale alimentação, além de medalhas feitas de material reciclado.

Programa de Educação e Saúde da FAS

O PES promove atividades voltadas à ampliação e qualificação da oferta de serviços de saúde e educação para as comunidades ribeirinhas, em parceria com a Samsung e o Banco Bradesco. O programa tem como estrutura de referência nas Unidades de Conservação (UCs), os Núcleos de Conservação e Sustentabilidade (NCSs), que abrigam escolas de Ensino Fundamental II e Médio. E, a partir dos Núcleos, são desenvolvidas atividades de apoio às escolas das séries iniciais do Ensino Fundamental nas RDSs, bem como ações de qualificação profissional básica para as comunidades. O programa também desenvolve ações voltadas a primeira Infância (0 a 6 anos), por meio do Projeto Primeira Infância Ribeirinha.




http://fas-amazonas.org/2015/05/em-um-ano-fas-coleta-mais-de-duas-toneladas-de-material-reciclavel-e-452kg-de-pilhas/
Desenvolvimento Sustentável

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Margem Esquerda do Rio Negro
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.