Embaixador brasileiro visita Parque Estadual do Cantão

Naturantins - http://naturatins.to.gov.br - 30/10/2012
Neste final de semana, 27 e 28 de outubro, o PEC - Parque Estadual do Cantão, com sede no município de Caseara, recebeu a visita do embaixador de Assuntos Brasileiros junto ao Oriente Médio, Cesário Melantônio Neto, que foi recepcionado pela equipe do PEC e de funcionários do Naturatins - Instituto Natureza do Tocantins da sede em Palmas.

O embaixador, que na semana anterior visitou o Parque Estadual do Jalapão, em Mateiros, chegou no início da tarde deste sábado acompanhado de sua esposa e embaixatriz, Ilona Melantônio. Eles estão em companhia da Secretaria de Cultura do Estado, Kátia Rocha que os assessoram nesta visita ao estado do Tocantins.

Durante a visita ao PEC, o embaixador teve a oportunidade de ver vídeos sobre os projetos que são desenvolvidos no Parque e também assistir a palestra da bióloga Ângela de Freitas Barbosa, que explicou o Projeto Quelônios do Tocantins. Uma iniciativa de proteção aos tracajás e tartarugas da Amazônia desenvolvido há mais de 10 anos no parque, e que além dos trabalhos com os quelônios, promove educação ambiental junto às comunidades do entorno da Unidade de Conservação.

Ainda na visita foi também apresentado ao casal uma rápida explicação sobre o desenvolvimento do projeto PróCantão que está em fase de implantação e que irá atrair a atenção de ecoturistas do mundo inteiro. "Diante de excepcional beleza e potencial, o Cantão é um patrimônio que tem de ser preservado, e sua exploração ecoturística tem de ser feita de forma cuidadosa para que não haja uma invasão desenfreada, de modo que possa causar prejuízos ao meio ambiente, mas que tragam benefícios tanto à comunidade quanto ao parque que terá com esse projeto uma projeção não só no Brasil como internacionalmente", disse o embaixador Cesário logo após as apresentações no centro de visitantes do PEC.

No final da tarde o casal de embaixadores e a secretária de Cultura seguiram para as instalações da Pousada Cantão, localizada a duas horas de barco da sede do parque.



http://naturatins.to.gov.br/noticia.php?id=3390
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jalapão
  • UC Cantão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.