Empresa de Rondônia vence concessão florestal para a Flona de Jacundá

Rondônia Dinâmica - http://www.rondoniadinamica.com/ - 16/05/2013
O Serviço Florestal Brasileiro concluiu o processo para concessão de mais de 110 mil hectares para o manejo na Floresta Nacional de Jacundá, em Rondônia, com a publicação, no Diário Oficial da União (DOU) do dia 13/05, da homologação do resultado da licitação.

A empresa Madeflona Industrial Madeireira Ltda, de Itapuã do Oeste, venceu a concessão para duas Unidades de Manejo Florestal (UMFs), uma de 55 mil hectares e outra de 32,7 mil hectares, e foi convocada para assinar os contratos de concessão em Brasília (DF) no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, com o Serviço Florestal Brasileiro.

Ao todo, a licitação para concessão, que envolvia três Unidades de Manejo Florestal, recebeu 11 propostas. Além das áreas de 55 mil hectares de de 32,7 mil hectares, a concessão incluía uma terceira unidade de manejo, de 23,6 mil hectares. Para esta área, não houve candidato que atendesse aos critérios estabelecidos.

Manejo florestal

Por meio do contrato de concessão, a empresa receberá o direito de extrair, de forma sustentável, madeira e produtos não madeireiros da área durante 40 anos. Para tanto, deverá ser obedecida toda a legislação ambiental, que permite a extração de cerca de quatro árvores por hectare a cada três décadas, chamado de ciclo de corte.

A concessão florestal visa estimular a atividade madeireira de forma diferenciada, com geração de benefícios sociais, ambientais e econômicos. Por isso, as empresas que participam do processo licitatório têm suas propostas avaliadas em aspectos como número de empregos que serão gerados, aproveitamento de resíduos florestais e investimentos em infraestrutura e serviços para a comunidade local.

Já existem duas áreas sob concessão florestal federal em operação no país. A primeira está em Rondônia, na Floresta Nacional do Jamari, e outra no Pará, na Floresta Nacional Saracá-Taquera. Juntas, somam aproximadamente 150 mil hectares em contratos de concessão.



http://www.rondoniadinamica.com/arquivo/empresa-de-rondonia-vence-concessao-florestal-para-a-flona-de-jacunda,51253.shtml
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jacundá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.