Empresa doa equipamentos para prevenir incêndios na Esec do Taim

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 27/08/2008
A Estação Ecológica (Esec) do Taim, no Rio Grande do Sul, administrada pelo Instituto Chico Mendes, selou parceria com a empresa de telefonia celular Vivo. A diretora da Vivo Sul, Clenir Wengenowicz, e o chefe da estação, Amauri Motta, assinaram termo que garante a doação de um sistema de prevenção de incêndios pela empresa e a instalação de seis antenas de telefonia na região.

"Esse é um salto em eficiência e qualidade para o Taim. Estamos muito agradecidos a Vivo", disse Amauri, ao se referir à estrutura e equipamentos entregues pela Vivo. "Estamos muito satisfeitos em poder colaborar com o serviço de proteção desta unidade ambiental tão importante para o Sul do país e para o Brasil, onde vivem centenas de espécies de aves, mamíferos e répteis, junto a uma rica flora", destacou Clenir.

A diversidade de flora e de fauna torna o Taim uma das relíquias ecológicas brasileiras. A região, tipicamente de banhados, abriga tesouros naturais com importância científica, medicinal e econômica que correm o risco de desaparecer com a degradação do seu habitat.

A Vivo instala na região antenas que garantem a qualidade do sinal e em contrapartida doa ao Taim um sistema de prevenção de incêndios. O fogo é uma das maiores ameaças à Esec. Em janeiro passado, mil hectares da estação foram consumidos por um grande incêndio, fato que Amauri definiu como uma "catástrofe ecológica".

O plano, desenvolvido conjuntamente pela Vivo e pela Estação, busca prevenir incêndios e ameaças a este tesouro natural. Para tanto, foram construídas duas torres de 60 metros de altura, com plataformas de observação com visibilidade de 360 graus por um raio de mais de 100 quilômetros.

Às torres, somam-se um sistema de rádio que facilita a comunicação em toda a área do Taim, a estação tem 33.815, entre o oceano Atlântico e a Lagoa Mirim. Cursos de treinamento, equipamentos, binóculos, rádios, telefones, moto para transportes foram entregues pela Vivo ao Taim.

"Com esse sistema de prevenção podemos detectar com facilidade qualquer ameaça na região", complementa Amauri. "Nossa parceria resulta de um plano de interação. Fomos até a região entender as reais necessidades do local e saber como poderíamos colaborar efetivamente", conclui Clenir.
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Taim
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.