Empresários espanhóis visitam Unidade de Conservação em Palmas

Naturatins - http://naturatins.to.gov.br/ - 09/05/2012
O presidente do Naturatins - Instituto Natureza do Tocantins, Alexandre Tadeu, recepcionou nesta terça-feira, 8, um grupo de empresários espanhóis no PEL - Parque Estadual do Lajeado, UC - Unidade de Conservação gerida pelo órgão ambiental. A visita dos possíveis investidores no Estado teve como objetivo discutir parcerias com as empresas espanholas na área desenvolvimento sustentável e na prestação de serviços de manutenção em UC - Unidades de Conservação na Espanha.

Durante a visita, os empresários participaram de uma palestra ministrada pela gerente do PEL, Nazareth de Sapondi, que falou sobre a estrutura, projetos e ações socioambientais do parque. Na ocasião, Nazareth frisou também os trabalhos de uso público e pesquisas na Unidade, e ainda apresentou a APA - Área de Preservação Ambiental Serra do Lajeado.

Em seguida, a técnica da Semades - Secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Beatriz Gonçalvez explanou de forma geral sobre as outras UC's do Estado, os Parques do Jalapão, Cantão e o MONAF - Monumento Natural das Árvores Fossilizadas. A técnica destacou também a importância dessas áreas protegidas, a estrutura de cada UC e apresentou dados de visitação, além dos conselhos consultivos existentes em cada.

Também presente na apresentação, a pesquisadora portuguesa Maria João falou da pesquisa sobre morcegos que realiza no Parque do Lajeado. Aproveitou também para ressaltar a biodiversidade encontrada no PEL. Segundo ela, pode ser considerada uma das maiores e melhores áreas de Cerrado no Brasil, frisando ainda a parceria firmada entre o Naturatins e a Universidade de Aveiro, em Portugal.

Ainda na visita, os empresários espanhóis, acompanhados pelo gestor e os técnicos da diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas do órgão, conheceram uma das nascentes da região e o viveiro do PEL, que tem capacidade para produção de 20 mil mudas de várias espécies do cerrado. Conheceram também uma área degradada que os técnicos do PEL estão recuperando, às margens do córrego Brejo da Passagem, localizado dentro da Unidade.

Com grande interesse, os empresários foram até o Mirante das Mangabeiras e no caminho encontraram uma das espécies preservadas de Pau Brasil existentes no PEL. No Mirante, os empresários contemplaram a bela vista da Capital e do lago da UHE Lajeado, além dos paredões formados na serra onde está localizado.

Na ocasião, o empresário na área de Manutenção e Infraestrutura, Fernando Alcalde, enfatizou a rica fauna e flora que o parque possui. "O parque é um grandioso campo com uma biodiversidade surpreendente. Aqui tivemos a oportunidade de conhecer de perto a flora e o quanto é grandioso o Cerrado. E ainda ter uma visão mais completa para colaborar com o Estado, unindo nossas experiência e tecnologias, buscando novas possibilidades para ambas as partes", destacou.

Para o presidente do Naturatins a visita dos empresários ao parque foi muito satisfatória para mostrar que o Estado está atento tanto ao desenvolvimento econômico quanto à preservação ambiental. "A parceria para melhorar e qualificar a gestão das Unidades de Conservação do Estado com os espanhóis, que já prestam serviços de manutenção e infraestrutura em Unidades de Conservação, reafirma o trabalho do Naturatins em conservar essas áreas de grande relevância para o Estado", destacou Alexandre Tadeu.



http://naturatins.to.gov.br/noticia.php?id=3259
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas