Encontro avalia criação de unidades de conservação de recifes de coral

Pantanal News - www.pantanalnews.com.br - 30/11/2010
Com o objetivo de ampliar a área protegida em torno do banco de corais, a mais importante formação coralínea do Atlântico Sul, O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a ONG Conservação Internacional (CI) promovem nesta segunda (29) e terça (30) reunião na sede do Parque Nacional Marinho de Abrolhos, no litoral da Bahia. Na ocasião será discutida a criação de unidades de conservação na região em torno do banco de corais.

Além disso, os estudos que as duas instituições realizaram sobre aspectos como a definição dos limites das novas unidades, os diferentes usos da área (para pesca e turismo, por exemplo) e os locais mais importantes para conservação serão apresentados.

Assim que as informações sobre a biodiversidade forem sistematizadas, serão desenhados possíveis cenários de conservação, com a conseqüente seleção das áreas mais adequadas que melhorem a relação custo/benefício para ampliação da atual rede de áreas protegidas no Banco dos Abrolhos.

A partir de um plano de trabalho definido entre ICMBio e a Conservação Internacional, parceria firmada no final de 2009, foi criado um projeto para ampliar a proteção ao banco de corais. Os recifes de coral do Banco dos Abrolhos tem papel crucial na manutenção dos processos biológicos evolutivos, e são a formação coralínea mais importante do Atlântico Sul. Eles abrigam, aproximadamente, 45 espécies consideradas ameaçadas de extinção pela União Mundial para Conservação da Natureza (IUCN) e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e totalizam uma área de aproximadamente 56 mil km².

http://www.pantanalnews.com.br/contents.php?CID=64104
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Marinho dos Abrolhos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.