Encontro Regional de Educação Ambiental

Primeira Edição - www.primeiraedição.com.br - 22/08/2008
Até o próximo dia 26 de julho acontece nas cidades de Penedo (AL), Jequiá da Praia (AL) e Neópolis (SE), com patrocínio da Petrobras, o VI Encontro Regional de Educação Ambiental em áreas de manguezal, quando serão debatidos os problemas e apresentadas propostas de ações para a proteção e uso sustentável dos manguezais.

A programação do evento inclui a realização de palestras, debates, oficinas, visitas técnicas à Foz do São Francisco e a entrega, no dia 26 de julho - Dia do Manguezal - do título de "Cidade dos Manguezais" para o município de Jequiá da Praia, onde está inserida a Reserva Extrativista da Lagoa do Jequiá e que possui um mosaico ambiental e área bastante significativa de manguezal. O evento contará com a presença de vários pesquisadores do Brasil, especialistas nas áreas de manguezal e do rio São Francisco, além de pescadores, marisqueiras e catadores de caranguejos, ONGs, entre outros.

De acordo com os organizadores, a iniciativa é também uma oportunidade de intercâmbio entre educadores, pesquisadores, gestores públicos, técnicos, pescadores, marisqueiros e todos aqueles que têm sua vida, de algum modo, influenciada pelos manguezais e pretende dar visibilidade às práticas sustentáveis e de proteção a esses ecossistemas, com ênfase nas experiências regionais.

Segundo o gerente da unidade da Petrobras em Alagoas, Marcos Gonçalves, a utilização de tecnologia de ponta é a estratégia adotada pela Companhia para crescer com sustentabilidade e responsabilidade ambiental. "A Petrobras parte do princípio de que é preciso conhecer os ecossistemas onde atua, para que suas atividades sejam desenvolvidas com segurança e apoiar a realização de eventos como esse é uma forma de contribuir com a divulgação dessas informações e conscientizar a população local sobre a importância dos manguezais para as comunidades", avalia

Os manguezais - Os manguezais são ecossistemas de grande importância para a manutenção da vida de diversos ambientes. Deles dependem muitas espécies, tanto da fauna como da flora. São considerados uns dos mais produtivos ecossistemas do planeta, atuando, principalmente, como berçários para rios, brejos, estuários, lagunas, recifes e mares.

Por estarem localizados em áreas privilegiadas, de grande beleza cênica, e embora estejam protegidos por lei, continuam também, sendo impactados pela ação predatória da espécie humana. Muitos projetos de atividades, tanto imobiliárias como produtivas, estão sendo implantados em seus habitats, não obedecendo aos preceitos da sustentabilidade, que pressupõe que quaisquer atividades sejam: ecologicamente corretas, economicamente viáveis, socialmente justas e culturalmente aceitas.
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Marinha da Lagoa do Jequiá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.