Entrega voluntária de animais ao Ibama aumentou na Paraíba

Ibama - www.ibama.gov.br - 04/12/2009
A população paraibana tem dado retorno à campanha permanente que a Superintendência do Ibama na Paraíba vem desenvolvendo contra o tráfico de animais silvestres. A Ouvidoria do órgão, por meio do telefone 0800 61 8080, tem sido frequentemente acionada. Graças à divulgação da Linha Verde, muitos crimes ambientais têm sido denunciados pela população e devidamente apurados pelo Ibama. Até o presente momento, de janeiro a dezembro de 2009, cerca de 200 denúncias foram investigadas.

Também tem crescido o número de pessoas que procuram a Divisão de Fiscalização, o Centro de Triagem de Animais Silvestres - Cetas e a Polícia Florestal, para entrega voluntária de animais silvestres que vinham sendo mantidos em cativeiro.

Hoje pela manhã (04/12), mais um cidadão procurou voluntariamente o Ibama para entregar oito gaiolas contendo um sabiá coleira, um papa-capim, um caboclinho, um azulão, um sabiá-da-mata, um curió e um canário. Segundo informou o cidadão, que preferiu ficar anônimo, as aves foram adquiridas em feiras livres de Gravatá, interior de Pernambuco, e, também, na já famosa feira do Oitizeiro, em João Pessoa/PB. Ele já foi criador de canários e tendo sido informado, por meio de divulgação na mídia, que a entrega voluntária de animais silvestres ao Ibama não gerava nenhum tipo de multa ou processo por delito ambiental, resolveu se desfazer de sua bem cuidada criação de pássaros.

De acordo com superintendente do Ibama na Paraíba, Ronilson José da Paz, a entrega voluntária de animais é amparada pelo Artigo 24, parágrafo 5, do Decreto n 6514/08, e sua divulgação é importante para que as pessoas saibam que não só animais silvestres envelhecidos ou doentes devem ser entregues, mas que seus animais sãos e em bom estado serão bem cuidados, recebendo todas as atenções necessárias para devolvê-lo à natureza e ao ambiente típico de cada espécie.

O Cetas ampliou suas instalações e adquiriu equipamentos para receber e tratar os animais apreendidos ou entregues voluntariamente ao Ibama. O centro está também desenvolvendo um programa de reintrodução de macacos-prego (Cebus libidinosus) em algumas ilhas de açudes, com o devido acompanhamento.

No próximo dia 11 de dezembro, a partir das 8h30, no auditório da Flona Restinga de Cabedelo, do ICMBIO-PB, o coordenador do Cetas, Paulo Guilherme Wagner, médico veterinário e analista ambiental do Ibama, irá apresentar uma palestra cujo tema será a "Reintrodução de animais silvestres em áreas de Caatinga". A palestra é aberta ao público em geral, especialmente aos técnicos que atuam na área de fauna, estudantes universitários de biologia e cursos afins.
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Restinga de Cabedelo
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.