Equipe da APA da Serra da Mantiqueira atua em municípios em situação de emergência

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 18/01/2011
Municípios da região serrana do sul de Minas declararam situação de emergência em decorrência do excesso de chuvas. Além dos prejuízos econômicos e sociais e dos danos humanos e materiais, os municípios que compõem a Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra da Mantiqueira, unidade de conservação gerida pelo Instituto Chico Mendes em Minas Gerais, sofreram danos ambientais.

Escorregamentos planares em diversos pontos comprometeram a integridade do solo e da vegetação, contribuindo para o assoreamento dos rios e consequentes alagamentos. Essa situação tende a se agravar até o final do período chuvoso, no mês de março, com o carreamento de material dos escorregamentos nos taludes, entre outras situações.

A destruição de estradas é uma situação agravante. A característica de áreas protegidas de uso sustentável faz com que novas vias de acesso sejam planejadas e construídas para refazer acessos, porém ampliando as áreas desmatadas e ocupadas.

A equipe da APA da Serra da Mantiqueira atuou junto aos diversos órgãos que coordenaram a resposta ao desastre na defesa da população. Um posto de comando foi estabelecido na sede da UC, integrando o planejamento das operações de defesa civil estadual e civil municipal, corpo de bombeiros e prefeitura.

Para Clarismundo Benfica, chefe da APA, durante o período de reconstrução, a conscientização ambiental da população que utiliza a área será fundamental na minimização dos danos. "A observação da legislação vigente durante a abertura de novas vias e realização de obras será importante não apenas sob a ótica da preservação ambiental mas também da prevenção de novos danos durante períodos chuvosos futuros", afirmou Clarismundo.


http://www.icmbio.gov.br/noticias/equipe-da-apa-da-serra-da-mantiqueira-atua-em-municipios-em-situacao-de-emergencia
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Mantiqueira
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.