Equipe de Fiscalização do Ibama prende caçadores de pássaros no Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Ibama - www.ibama.gov.br - 15/07/2009
Em função de diversas denuncias sobre a caça indiscriminada de pássaros que estaria ocorrendo na região de Petrópolis, uma equipe de fiscalização da Supes/RJ, com apoio de agentes da CGFis, fizeram uma incursão na região conhecida como Lagoinha. Após cerca de uma hora de caminhada pela trilha, a equipe se deparou com dois caçadores em flagrante ato de caça de passeriformes, com a utilização de um pássaro silvestre da espécie Tangará Dançador, preso em uma gaiola para servir como chamariz, além de um gravador com o canto de diversas aves.

Também estava sendo utilizada uma rede de neblina e diversos galhos com visgo, o que é considerado uma técnica cruel de captura, pois o pássaro, ao pousar num galho com visgo fica preso e caso não seja retirado, pode vir a morrer em pouco tempo, sendo comum situações onde as patas dos mesmos acabam sendo arrancadas pelos próprios caçadores.

Os dois indivíduos foram detidos e encaminhados à Policia Federal em Petrópolis. Lá foi verificado que um dos caçadores era reincidente, já tendo sido detido pela Policia Civil, na feira de Caxias com um Sabiá-Laranjera.

Cada um dos caçadores foi autuado em R$ 2.000,00 por caçar em unidade de conservação (Parnaso e APA Petrópolis) e ainda receberam outra multa por manter em cativeiro um pássaro da fauna silvestre brasileira. Ambos irão responder a processo por crime ambiental, podendo pegar uma pena de até um ano de detenção. O pássaro utilizado como chamariz foi libertado no local. No retorno, outros 4 pássaros (Coleiro, Sabiá-una e dois Pichanchões, estes ameaçados de extinção) foram apreendidos em uma oficina e os seus responsáveis autuados em R$11.000,00. Eles também serão processados por crime ambiental.
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra dos Órgãos
  • UC Petrópolis
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.