Equipes dos Bombeiros e Sema controlam incêndio no Parque Serra de Ricardo Franco

SEMA/MT - www.sema.mt.gov.br - 20/10/2009
Uma equipe da 8ª Companhia Independente de Bombeiros Militar de Pontes e Lacerda, em parceria com servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), debelou nesta segunda-feira (19.10) um incêndio florestal no Parque Estadual Serra de Ricardo Franco, localizado no município de Vila Bela da Santíssima Trindade (521 km a Oeste de Cuiabá). O fogo começou na última terça-feira e consumiu cerca de dois mil hectares da vegetação nativa da área. Na manhã desta segunda-feira as equipes realizaram um sobrevoo no local para verificar se as chamas cessaram totalmente.

Duas aeronaves do Comitê de Gestão do Fogo foram enviadas ao local para auxiliar no combate às chamas. Três pistas de pouso foram cedidas por fazendeiros da região e três caminhões pipas foram cedidos pela prefeitura de Vila Bela e de Pontes e Lacerda, que realizaram o abastecimento de água dos aviões.

O Parque Estadual Serra de Ricardo Franco foi criado pelo Decreto Estadual n 1.796 de 4 de novembro de 1997, com uma área de 158.620 hectares. O Parque Estadual Cristalino, localizado no município de Novo Mundo, e o Parque Serra do Ricardo Franco, ocupam 3 e 5 lugares entre as unidades estaduais de conservação que mais queimam, com oito e sete focos de calor, respectivamente.

Localizado no município de Vila Bela da Santíssima Trindade, o Parque Serra de Ricardo Franco era, até 2008, a única unidade de conservação, entre estaduais, federais e terras indígenas, em que havia sido constatada a derrubada de floresta.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra Ricardo Franco
  • UC Cristalino
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.