Escolas da RESEX Mapuá receberão alimento para merenda escolar

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 27/10/2011
Atendendo ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a prefeitura municipal de Breves, lançou edital para aquisição de alimentos para a complementação do cardápio da merenda que é servida nas escolas da Reserva Extrativista Mapuá, unidade de conservação sob gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), na Ilha de Marajó, no Pará.

O trabalho teve início no ano passado como fruto dos esforços de várias instituições. Por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), o CNS, a Associação de Moradores da RESEX Mapuá (AMOREMA) e o ICMBIO, aconteceu a abertura do edital de chamada pública para aquisição de gêneros alimentícios da produção familiar dos moradores da RESEX Mapuá.

Em atendimento a legislação, no início desse semestre foi realizado um evento na Casa Familiar Rural, na Comunidade Bom Jesus, onde os produtores apresentaram a documentação da Associação de Moradores da Resex Mapuá (AMOREMA) para habilitação e projeto de venda de diversos produtos. Essa documentação foi checada pela equipe técnica da Prefeitura e os alimentos foram inspecionados por uma nutricionista.

Entre os alimentos que serão fornecidos às escolas estão frutas, verduras e alguns itens indispensáveis para os moradores locais como a farinha de mandioca e a tapioca. Segundo a nutricionista, Jaqueline Dias, responsável pela alimentação escolar do município, os produtos adquiridos da agricultura familiar são ricos em vitaminas, minerais e fibras".

Segundo o técnico do Conselho Nacional de Populações Extrativistas (CNS), Ivanildo Brilhante, esse é o primeiro registro de compra de alimentos produzidos exclusivamente por moradores de uma Reserva Extrativista para abastecer as escolas da rede municipal. Ele também destaca que são muitas as vantagens quando a escola usa na merenda escolar alimentos produzidos localmente ao invés de comprar itens industrializados produzidos em outras localidades distantes

"Isso gera uma fonte de renda adicional para os moradores da Resex, além de servir como incentivo à produção da agricultura familiar e ao consumo de alimentos mais saudáveis. Com certeza esse trabalho pioneiro irá gerar muitos frutos para fomentar o desenvolvimento econômico e social das populações da floresta, garantindo o uso sustentável dos recursos naturais", finaliza Ivanildo.




http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/4-geral/2203-escolas-da-resex-mapua-receberao-alimentos-para-merenda-escolar
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Mapuá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.