Esec Carijós recupera área afetada por obras ilegais

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 21/05/2012
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizou, em parceria com o Exército, ação de fiscalização e conservação na Estação Ecológica (Esec) de Carijós, em Florianópolis, Santa Catarina. A ação foi entre os dias 15 e 17 de maio nos manguezais de Ratones e Saco Grande, no entorno da unidade de conservação (UC).

Os trabalhos começaram com a recuperação de uma área nas margens do rio Papaquara, destruída por obras ilegais, e a abertura de valas de drenagem do manguezal. Segundo o chefe da Esec de Carijós, Silvio Junior, as obras haviam sido embargadas e seus responsáveis multados por fiscais do ICMBio. O Exército ajudou na recomposição da topografia do solo, visando a restabelecer o regime hídrico.

Ainda foi feito a demolição e retirada de um antigo rancho de pesca às margens do rio Ratones, no interior da Esec, e a restauração de cercas na outra gleba, no manguezal do Saco Grande. Silvio Júnior considerou "crucial" esse apoio do Exército. "Essas ações, que têm grande importância para a proteção da UC e para a garantia de sua conectividade com os ecossistemas do entorno, não seriam viabilizadas apenas com o quadro de servidores da unidade", disse ele.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/2942-esec-carijos-recupera-area-afetada-por-obras-ilegais.html
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Carijós
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.